Cidades do Rio Grande do Sul têm neve e chuva congelada; veja imagens
Em São Francisco de Paula, a neve chegou a se acumular nas superfícies e a cobrir árvores
Com previsão de mais frio nos próximos dias, o Rio Grande do Sul já registrou neve em pelo menos nove cidades e chuva congelada em várias outras entre a quinta-feira (20) e a madrugada desta sexta-feira (21).
A expectativa é de mais geada e neve nas próximas horas para o Rio Grande do Sul e também Santa Catarina.
A mínima ocorreu na cidade gaúcha de Soledade, que registrou -7°C. Em São Francisco de Paula, a neve chegou a se acumular nas superfícies e a cobrir árvores. Foi registrada muita neve das 14 horas até o início da noite de quinta-feira.
Geralmente, os dias mais frios ocorrem entre junho e julho no Sul do país, mas neste ano a massa de ar polar reduziu as temperaturas em agosto.
Leia e assista também:
Santa Catarina e Rio Grande do Sul ainda podem ter ‘resquícios’ de neve hoje
Vídeo mostra neve na região sul do país; temperaturas devem cair mais até sábado
Frente fria trará ao sul do Brasil maior incidência de neve desde 2013

Ainda houve neve na região serrana de Santa Catarina e a temperatura no Sul deve ficar ainda mais baixa neste fim de semana, de acordo com a meteorologista Estael Sias, da Metsul Meteorologia.
“Amanhã este frio se ampliará mais, alcançando parte do sul do Amazonas, Rondônia e Acre. A amplitude vai modificar ainda mais a temperatura pelo Centro-Oeste e parte do Norte do país. A janela de neve já está se encerrando, tendo um resquício do fenômeno ainda nesta sexta em algumas regiões [RS e SC]”, afirmou.
De acordo com Estael Sias, o alcance da massa de ar polar neste momento é um dos fatores que chama a atenção dos especialistas que monitoram o fenômeno.
“Já tivemos eventos assim. Eu não me recordo de isso ter acontecido nesta intensidade. Nós temos hoje temperaturas abaixo de 10ºC em pontos do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e temperaturas na casa de 12ºC em Goiás. Aqui no Rio Grande do Sul grande parte das cidades registraram temperaturas abaixo de 0ºC.”, explica.
Segundo meteorologistas, esta queda na temperatura deve durar um período curto, intenso e potencialmente histórico. Para a Metsul, esse deve ser o maior evento de neve no país desde 2013.

Previsão para SP
Sem chances de neve ou chuva congelada, São Paulo está em alerta para frio intenso e chuva volumosa até domingo. Temperaturas abaixo dos 10°C devem ser observadas em praticamente todo o estado ao longo desta sexta-feira (21).
A combinação de céu nublado, chuva e ar gelado produz grande sensação de frio para os paulistas. Na capital, a tarde desta sexta-feira deve ser a mais fria do ano.
Segundo a medição do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a menor temperatura máxima registrada no Mirante de Santana, até 20 de agosto, foi de 15,9°C, no dia 15 de julho.

(Edição: André Rigue)