Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Chuvas no RS: veja situação de barragens em risco em todo o estado

    Barragens apresentam maiores riscos na Serra Gaúcha; número de estruturas em nível de emergência diminuiu nas últimas 24 horas

    Barragem da Usina Hidrelétrica 14 de Julho se rompeu parcialmente
    Barragem da Usina Hidrelétrica 14 de Julho se rompeu parcialmente Reprodução/Google Earth

    Henrique Sales Barrosda CNN

    São Paulo

    O Rio Grande do Sul diminuiu, de sexta-feira (3) para este sábado (4), para dois o número barragens em situação de emergência, segundo balanço divulgado pelo governo estadual.

    A situação é mais delicada na Serra Gaúcha, onde, devido às chuvas que caem no estado nos últimos dias, a barragem da Usina Hidrelétrica 14 de Julho se rompeu parcialmente, provocando ondas de até dois metros de altura, segundo autoridades.

    Veja a situação das barragens no RS:

    Subiu de nível de atenção para de emergência:

    • Barragem de São Miguel, em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha: técnicos da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) avaliam a situação após um escorregamento na encosta da estrutura.

    Se manteve em nível de emergência:

    • Barragem da Usina Hidrelétrica 14 de Julho, entre Cotiporã e Bento Gonçalves: situação permanece inalterada desde o rompimento parcial na quinta-feira (2).

    Baixou para nível de alerta:

    • Barragem Divisa, da Usina Hidrelétrica Bugres, em Canela, também na Serra Gaúcha: se faz necessária atividade de manutenção para garantir a segurança da estrutura.

    Baixou para nível de atenção:

    • Barragem Blang, também em Bugres: risco devido às chuvas diminuiu, mas ainda se fazem necessárias medidas de “monitoramento, controle ou reparo ao decurso do tempo”, segundo o governo.

    Deixaram te ter algum nível de risco:

    • Barragem do Arroio Barracão, em Bento Gonçalves.
    • Barragem Saturnino de Brito, em São Martinho da Serra, município vizinho a Santa Maria, na região central do estado.

    O balanço do governo estadual tem sido divulgado diariamente com base em levantamentos próprios, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e do Operador Nacional do Sistema (ONS). Veja a atualização completa da situação, com a relação de barragens em nível de atenção e alerta, aqui.