Chuvas provocaram pelo menos 150 mortes no Brasil em cinco meses
Os estados da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo foram os mais afetados pelos desastres
Após dois anos de forte estiagem e seca, as fortes chuvas já arrasaram quatro estados e dezenas de cidades no Brasil; já são mais de 150 mortos em cinco meses desde que a temporada de chuvas começou no país. Os estados da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo foram os mais afetados.
O número de vítimas Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, não para de subir. Até a noite desta quarta-feira (16) as autoridades locais haviam confirmado 94 mortes e centenas de desabrigados.
O mesmo ocorreu na Bahia: os temporais entre dezembro e início de janeiro foram considerados os maiores desastres naturais já registrados no estado. Neste período, 26 pessoas morreram no sul da Bahia.
Em Minas Gerais, de outubro a até o início deste ano também houve o registro de fortes chuvas. Assim como na Bahia, 26 pessoas morreram no estado mineiro em decorrência das tempestades e os deslizamentos.
Já no estado de São Paulo, a tragédia ocorreu entre janeiro e fevereiro. As cidades de Franco da Rocha e Francisco Morato foram as mais atingidas: os desastres provocados pelo excesso de chuva causaram a morte de 34 pessoas na região.
À CNN, um climatologista fez um alerta preocupante. Segundo ele, os temporais serão ainda mais frequentes no mundo todo em virtude da ação do homem e do aquecimento global. Ele acrescenta que os desastres, chamados naturais, são, na verdade, reflexo do avanço do desmatamento e da elevação da temperatura do planeta.
[cnn_galeria active=”false” id_galeria=”688061″ title_galeria=”Impactos das chuvas em Petrópolis”/]