Chuvas no Sudeste e Nordeste e calor na região Sul; veja a previsão para o sábado (25)
Neste sábado, há alerta para temporais no litoral Sul do Rio Grande do Sul, Oeste de Santa Catarina, na metade Oeste do Paraná, Oeste de São Paulo, Sul e Leste do Mato Grosso do Sul e em áreas centrais de Goiás
Uma massa de ar seco deixa o tempo aberto e ensolarado ao longo do sábado (25) no Centro-Norte do Rio de Janeiro, em boa parte do Espírito Santo e de Minas Gerais, bem como na capital fluminense, em Vitória e em Belo Horizonte.
Já as nuvens de chuva se formam a partir da tarde nos estado do Sul do Brasil, em São Paulo e no Centro-Oeste do país. Entre o Amazonas e o Pará e do Maranhão ao Rio Grande do Norte, a nebulosidade poderá ser observada desde o período da manhã.
Veja a previsão do tempo completa para este sábado no Brasil.
Na região Sudeste, o sábado começa com muitas nuvens e a chuva pode cair em vários períodos do dia, intercaladas com momentos de sol. Nas demais áreas da região, o sol aparece, as temperaturas sobem e faz calor. O dia segue sem chuva do Grande Rio ao Norte fluminense, na maior parte do Espírito Santo e de Minas Gerais, bem como em Belo Horizonte e em Vitória.
Nas demais áreas da Região, incluindo a capital paulista, há condições para pancadas de chuva moderadas a fortes, pontualmente. No Oeste do estado de São Paulo, há risco para temporais isolados.
O sol aparece na maioria das áreas da região Sul, pela manhã, as temperaturas se elevam e faz calor. A capital mais quente da região deve ser Florianópolis, com a maior temperatura máxima prevista. No entanto, a partir da tarde as nuvens aumentam e há previsão para pancadas de chuva nos três estados da região, bem como nas capitais, devido a um evento meteorológico.
Já em áreas no Oeste e Sul do Rio Grande do Sul e no Oeste do Paraná, chuva já pode começar desde cedo. Além disso, uma área de baixa pressão no mar, na altura do Uruguai, favorece rajadas de vento de 40 a 60 km/h, na metade Leste gaúcha, inclusive em Porto Alegre e no Sul catarinense.
No Nordeste do país, a maioria das áreas fica sujeita a pancadas de chuva, que podem vir a qualquer hora do sábado no Norte e na metade Leste do Maranhão, Oeste e Norte do Piauí, Centro-Norte do Ceará, em quase todo o Rio Grande do Norte e no litoral da Paraíba, bem como em São Luís, Teresina, Fortaleza, Natal e em João Pessoa.
Em Salvador, Aracaju, Maceió e em Recife, as pancadas são esperadas a partir da tarde. Sol o dia todo em parte do interior da Bahia.
Na Região Centro-Oeste, a manhã de sábado deve ser marcada por predomínio de sol e muito calor na maioria das áreas, bem como em Campo Grande, Goiânia e Brasília.
No entanto, entre a tarde e a noite, as nuvens ficam mais carregadas e há potencial para pancadas de chuva. Já no Sul do Mato Grosso do Sul, Norte do Mato Grosso e de Goiás, a chuva pode ocorrer desde cedo, com momentos de sol, inclusive em Cuiabá, que deve ser a capital mais quente da região.
No Norte do país, o sol brilha ao longo do sábado sem a presença de chuva em parte do estado do Acre. No entanto, nas demais áreas da região há previsão para pancadas de chuva, que podem vir a qualquer hora do dia no Leste do Amazonas, bem como em Manaus, na faixa Oeste do Pará, no Oeste de Roraima, Norte do Amapá e Centro-Leste do Tocantins, incluindo Palmas.
Nas demais áreas da região, as pancadas são esperadas a partir da tarde, inclusive em Porto Velho, Macapá e em Belém.
Alertas meteorológicos
Neste sábado, há alerta para temporais no litoral Sul do Rio Grande do Sul, Oeste de Santa Catarina, na metade Oeste do Paraná, Oeste de São Paulo, Sul e Leste do Mato Grosso do Sul, em áreas centrais de Goiás, bem como em Goiânia, Centro-Norte do Amazonas, Oeste e Noroeste do Pará, Oeste e Norte do Amapá, no Maranhão, boa parte do Piauí e do Ceará.
Atenção para chuva moderada a forte, com raios e rajadas de vento na maior parte do Rio Grande do Sul, interior de Santa Catarina e do Paraná. Os temporais também podem atingir a maior parte de São Paulo, Sul de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, Centro-Norte de Mato Grosso do Sul, a maior parte de Mato Grosso e de Rondônia, Roraima e o Rio Grande do Norte.
As rajadas de vento variam de 40 a 60 km/h na metade Leste do Rio Grande do Sul e Sul de Santa Catarina.
(Com informações do Climatempo)