Chuvas intensas: grande parte do Brasil está em alerta, diz Inmet
Instituto alerta para chuvas de até 100 mm por dia e ventos intensos de até 100 km/h
Grande parte do Brasil está em alerta para chuvas intensas para os próximos dias, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Um dos avisos foi divulgado na manhã deste sábado (23) e é válido até às 10h da próxima terça-feira (26). O instituto informa que os temporais oferecem perigo potencial à população.
O órgão divide os alertas em três níveis de severidade: Perigo Potencial (amarelo), Perigo (laranja) e Grande Perigo (vermelho).
De acordo com os alertas do Inmet, cerca de 2.754 municípios podem ser afetados pelas chuvas até terça-feira (26).
O órgão ainda instrui à população dessas regiões a não se abrigar debaixo de árvores ou estacionar veículos perto de torres e postes de transmissão de energia.
A marca amarela do Inmet ilustra a área do aviso para as chuvas intensas de perigo potencial e a laranja indica chuvas intensas de perigo. Veja abaixo.
Veja a lista dos estados que estão em alerta para chuvas intensas neste sábado (23):
- Acre
- Alagoas
- Amazonas
- Bahia
- Curitiba
- Espírito Santo
- Goiás
- Mato Grosso
- Mato Grosso do Sul
- Minas Gerais
- Pará
- Pernambuco
- Piauí
- Rio de Janeiro
- Rondônia
- São Paulo
- Santa Catarina
- Tocantins
Previsão do tempo
Segundo a Climatempo, a partir da última sexta-feira (22), uma frente fria avançou pela costa do Sudeste, aumentando a chuva sobre São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Neste fim de semana, a massa de ar gelado se desloca para o Espírito Santo, chegando à Bahia. O corredor de umidade se direciona para a região Centro-Oeste, Tocantins e para parte do Nordeste.
O litoral norte de São Paulo tem volume de chuva elevado até a próxima segunda-feira (25). Outras regiões litorâneas de São Paulo, como a Baixada Santista, também devem registrar chuva.
Ainda segundo a Climatempo, o Nordeste terá final de semana de chuvas intensas, com destaque para a Bahia, com risco de alagamentos e temporais em várias regiões, especialmente no litoral sul e regiões adjacentes.
No sul do Piauí, Sergipe e Maranhão, a chuva pode provocar impactos moderados a severos, como alagamentos pontuais, aumento do nível de rios e córregos e transtornos em estradas.