Chuvas fortes fazem parte de rodovia afundar em Minas Gerais
Trecho da BR-381 está totalmente interditado; trabalho de recuperação ainda não começou devido ao risco de nova movimentação do solo
Um trecho no km 321 da rodovia BR-381, no município de Nova Era, Minas Gerais, afundou, interditando totalmente o trânsito na área.
De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura e de Transportes (DNIT), o deslocamento de terra aconteceu pelo grande volume de água e saturação do solo, chamado de “cisalhamento de talude”, provocando o rompimento da pista.
O órgão informou que as equipes técnicas avaliam quais medidas serão tomadas, pois ainda há movimentação de terra no local, impossibilitando o trabalho de restauração.
[cnn_galeria active=”false” id_galeria=”655917″ title_galeria=”Trecho da BR-381 afunda em Minas Gerais após chuvas”/]
“A recuperação desse trecho da BR-381/MG é prioritária para o DNIT e será feita tão logo seja possível, uma vez que o solo ainda está saturado. O objetivo é restabelecer o tráfego no menor tempo possível”, afirmou o DNIT em nota.
Em entrevista à CNN também nesta semana, o prefeito de Nova Era disse que as chuvas provocaram uma das maiores tragédias da história do município.
As chuvas em Minas Gerais já causaram 25 mortes, deixaram 26.492 pessoas desalojadas e 4.047 desabrigadas. O total de municípios em situação de emergência chegou a 374.
Em todo o Brasil, de acordo com um levantamento da Agência CNN, mais de 125.200 pessoas ficaram para fora de suas casas após as tempestades.
Confira desvios recomendados pelo DNIT no trecho da BR-381 que afundou:
Vindo de Governador Valadares pela BR-116, seguir até Caratinga. Em Caratinga, acessar a MG-329 e seguir até Rio Casca. Em Rio Casca, seguir a BR-262 até João Monlevade, já na BR-381;
Rota sugerida pelos caminhoneiros: vindo de Governador Valadares, acessar a MG-758 em Belo Oriente e seguir rumo a Guanhães e Itabira. Retornar à BR-381 em São Gonçalo;
Para quem está em Ipatinga, acessar a BR-458 e, em seguida, a BR-116 até Caratinga. Em Caratinga, acessar a MG-329 e seguir até Rio Casca. Em Rio Casca, seguir a BR-262 até João Monlevade, já na BR-381.