Chuvas em Salvador superam a previsão de janeiro em 48 horas
Durante o período, a Defesa Civil registrou 80 solicitações pelo número de emergência 199, com as principais ocorrências sendo 29 ameaças de desabamento e 28 ameaças de deslizamento de terra


As chuvas fortes que atingem Salvador desde sexta-feira (10) já ultrapassaram o volume de precipitação previsto para todo o mês de janeiro. De acordo com a Defesa Civil da cidade (Codesal), o acumulado nas últimas 48 horas ultrapassou os 120 milímetros em algumas áreas da capital baiana, enquanto a média esperada para todo o mês é de 79,9 milímetros.
As localidades mais afetadas pela precipitação foram a Ilha de Bom Jesus dos Passos, com 123,6 milímetros, a Ilha dos Frades, com 92,8 milímetros, e Itapuã, com 89 milímetros.
“Tivemos nas últimas 48h mais de 120 milímetros em algumas localidades da nossa capital, a exemplo das Ilhas de Bom Jesus dos Passos e dos Frades, assim como a região norte da cidade, com quase 100 milímetros”, pontuou Sosthenes Macêdo, diretor-geral da Codesal.
Durante o período, a Defesa Civil registrou 80 solicitações pelo número de emergência 199, com as principais ocorrências sendo 29 ameaças de desabamento e 28 ameaças de deslizamento de terra. O bairro de Pau da Lima foi o que mais teve registros. Até as 15h do domingo, foram registrados 12 casos. A maioria ocorreu no bairro de Pau da Lima (4), seguida pelas regiões do Subúrbio e das Ilhas (3) e da Liberdade (3). As ameaças de desabamento foram as mais comuns, com 6 ocorrências.
Previsão para os próximos dias
A previsão para os próximos dias é de céu nublado, com chuvas moderadas, por vezes fortes, acompanhadas por raios e trovoadas. A Codesal alerta que, entre o domingo (12) e terça-feira (14), as chuvas devem ocorrer a qualquer hora do dia.
Já na quarta-feira (15), o céu deve continuar nublado ou parcialmente nublado, com chuvas moderadas também a qualquer hora do dia.
Alertas e recomendações
Para manter a população informada, a Defesa Civil emite diariamente alertas via SMS e WhatsApp. Para receber os avisos, basta enviar um SMS para o número 40199 com o CEP onde mora. O serviço é gratuito.
Em casos de emergência, a orientação é discar o número 199. A Codesal está com plantão 24h para agir em situações emergenciais.