Chuvas deixam uma pessoa morta e causam deslizamentos no Rio de Janeiro
Diversas ruas ficaram alagadas e região metropolitana continua em estágio de atenção neste sábado (30)
Uma pessoa morreu e quatro pessoas ficaram feridas no bairro Monjolos, em São Gonçalo, na região metropolitana do Rio de Janeiro na manhã deste sábado (30) por conta das chuvas fortes que atingem a área desde a noite de sexta-feira (29).
De acordo com o Corpo de Bombeiros, as vítimas estavam em um valão e as quatro resgatadas com vida tiveram ferimentos leves.
Na cidade do Rio quatro casas foram atingidas por deslizamentos na Praça Seca, zona oeste da capital. Dois dos imóveis foram totalmente destruídos. De acordo com a Defesa Civil estadual, não há vítimas. Três famílias estão abrigadas na casa de parentes, e uma em um ponto de apoio da prefeitura.
A Defesa Civil recebeu 85 chamados desde a noite desta sexta-feira até às 11h de sábado (30). Trinta e oito sirenes foram acionadas em 24 comunidades onde havia risco para os moradores. Apesar da chuva mais fraca na manhã deste sábado, algumas ruas ainda permanecem alagadas como reflexo do temporal da noite anterior.
A Autoestrada Grajaú-Jacarepaguá, uma das principais ligações entre as zonas Norte e Oeste, está interditada por conta dos riscos de deslizamentos de terra. A decisão pelo fechamento da via tem como base o critério protocolar adotado pelo Centro de Operações e Resiliência (COR-Rio), já que a estação do Sistema Alerta Rio no local registrou a marca de 192 mm de chuva em 12 horas.
Não há outras vias totalmente interditadas na cidade, porém, os motoristas podem ter dificuldade em passar por alguns pontos devido a quedas de árvores, pequenos deslizamentos de terra e bolsões d’água.
Previsão de mais chuva
Segundo o Alerta Rio, núcleos de chuva atuam em pontos diversos da cidade do Rio, com previsão de chuva fraca a moderada na próxima hora, principalmente no litoral da Zona Oeste e na Zona Norte, nas proximidades da Baixada. O estágio de atenção é o terceiro nível em uma escala de cinco e significa que uma ou mais ocorrências já impactam o município, afetando a rotina de parte da população.
O tempo neste sábado ficará instável por conta da passagem de uma frente fria no oceano, que manterá a entrada de umidade no município. Segundo informações da prefeitura, o céu ficará nublado a encoberto e permanece a previsão de chuva fraca a moderada isolada na parte da tarde. Os ventos devem ficar de fracos a moderados (até 51,9 km/h) e as temperaturas devem cair em relação ao dia anterior, com máxima prevista de 27°C.
A Prefeitura do Rio de Janeiro orienta os moradores a não se deslocarem pelas regiões mais afetadas pela chuva, a não forçar a passagem de veículos em áreas alagadas, a evitar o contato com a água de alagamentos e a acionar a Defesa Civil pelo número 199 caso identifique algum sinal de perigo em construções.
A Prefeitura de São Gonçalo informou que as vítimas estavam em um veículo que caiu dentro de um rio, no bairro Monjolos. O município está em estágio de observação e, segundo a Defesa Civil, vários bairros registram pontos de alagamento.
A prefeitura informou ainda que equipes da Secretaria de Assistência Social estão de prontidão para dar suporte aos moradores. De forma preventiva, foi aberto ponto de apoio na Escola Municipal Professor Aída Vieira de Souza, no Jardim Catarina, que foi bastante afetado pelas chuvas. Equipes da Secretaria de Conservação atuam nas áreas de alagamento e em ações de limpeza.