Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Chuvas atingem maior parte do Brasil; veja a previsão do tempo para o feriado

    Fenômeno de baixa pressão favorece a formação de nuvens carregadas no Sul e no Sudeste

    Chuvas durante o desfile de 7 de Setembro em São Paulo
    Chuvas durante o desfile de 7 de Setembro em São Paulo Aloisio Mauricio/Fotoarena/Estadão Conteúdo

    Lucas Rochada CNN

    em São Paulo

    Um fenômeno conhecido como área alongada de baixa pressão favorece a formação de nuvens carregadas em estados do Sul e Sudeste nesta quarta-feira (7). O feriado da Independência será marcado por chuvas em grande parte do país.

    Chuvas de até forte intensidade com raios e rajadas de vento podem atingir quase todo estado de São Paulo, boa parte do Paraná, Florianópolis e o Norte de Santa Catarina. Na capital gaúcha, a chuva prevista é isolada e pela manhã, com tempo firme a partir da tarde.

    Na Grande São Paulo, o tempo não fica fechado o dia todo, com possibilidade de abertura de sol deve contribuir para a elevação das temperaturas.

    Rajadas de vento de 40 a 60 km/h podem chegar ao litoral do Rio de Janeiro e em Natal, no Rio Grande do Norte. Ao longo da costa Leste nordestina há previsão de chuvas passageiras. Desde Salvador a Ilhéus, na Bahia, há previsão de chuva de até forte intensidade, por conta da circulação de ventos úmidos, que favorecem a formação de nuvens carregadas.

    A configuração de ventos marítimos continuam favorecendo a formação de nebulosidade na costa Leste do Nordeste, assim como as nuvens de chuva em parte do Norte do país, são causadas pelo tempo quente e úmido da região.

    Há previsão de chuva forte com descargas atmosféricas e rajadas de vento no Centro-Norte do Amazonas, na metade Oeste de Roraima, no Oeste e faixa Norte do Pará e no Amapá. Bem como nas suas respectivas capitais, Manaus, Boa Vista, Belém e Macapá.

    Tempo seco no Centro-Oeste

    No Centro-Oeste do país, o ar seco predomina em boa parte da região, com a umidade do ar abaixo dos 20% na metade Oeste de Goiás e no Leste do Mato Grosso. A secura também marca o dia no Sul de Tocantins.

    (Com informações do Climatempo)