Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Chuva no Nordeste, seca no Centro-Sul e frio na região Sul: veja como fica o tempo no Brasil

    Em entrevista à CNN, a meteorologista da Climatempo Paula Soares apontou os principais destaques da previsão do tempo no país para os próximos dias

    Lucas RochaLudmila Candalda CNN , em São Paulo

    A massa de ar seca continua na região Central do Brasil contribuindo para a queda da umidade do ar e na sensação de calor no meio da tarde deste domingo (26). A umidade constante que vem do mar causa chuva moderada a forte do litoral paulista à região das baixadas litorâneas, no estado do Rio de Janeiro.

    As temperaturas continuam baixas na metade Sul do país devido à ação de uma massa de ar fria. Há risco de geada para as áreas da campanha gaúcha, parte da região Sul e da fronteira Oeste.

    Instabilidades ajudam na formação de nuvens carregadas no decorrer do dia no extremo Norte do Brasil. No Leste da região Nordeste ocorrem chuvas ao longo do domingo, também pela influência dos ventos que sopram contra o mar.

    Em entrevista à CNN, a meteorologista da Climatempo Paula Soares apontou os principais destaques da previsão do tempo no país para os próximos dias.

    “Continua chovendo no Nordeste, tempo mais seco nas áreas do Centro-Sul. No Sul, vai ficar frio a semana inteira, São Paulo e Rio de Janeiro friozinho por agora, mas vai esquentar nos próximos dias”, disse Paula.

    Neste domingo, o frio é destaque no Sul, principalmente pela manhã, com geada na campanha gaúcha. A nebulosidade varia ao longo do dia no Rio Grande do Sul, grande parte de Santa Catarina e do Paraná, mas sem chuva. No litoral Norte catarinense, em Curitiba e no litoral do Paraná, céu nublado e com garoa.

    No Sudeste, os ventos que sopram do mar aumentam a nebulosidade entre o Sul de Minas Gerais, o  estado do Rio, Sul e Leste de São Paulo e a chuva acontece em vários momentos. Volumes são altos no Rio e no litoral de São Paulo. As temperaturas diminuem na região. Chove a qualquer hora no Leste do Espírito Santo e nas demais áreas predomina sol e tempo firme.

    As temperaturas mínimas nas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo ficam em 15°C e 13°C, respectivamente.

    No Centro-Oeste, neste domingo, a nebulosidade aumenta em áreas do Sudoeste do Mato Grosso e sobre o Oeste e Sul do Mato Grosso do Sul, mas não chove. De acordo com a meterorologista, o dia fica ensolarado e com tempo firme na maior parte do Centro-Oeste. Já a umidade relativa do ar continua baixa nas horas mais quentes do dia.

    “Não tem nenhum sistema, por enquanto à vista, que vai trazer um pouquinho mais de umidade então a gente continua com esse mesmo cenário em todo o Centro-Oeste do Brasil”, diz Paula. Mato Grosso do Sul pode apresentar um pouco mais de nebulosidade.

    “Mas para Mato Grosso, Goiás e a região do Distrito Federal também dias até a virada do mês pelo menos com muita secura, nada de chuva, bastante sol, madrugadas frias mas tardes já esquentando e a umidade relativa do ar fica até abaixo de 20 alguns dias durante a tarde, então é uma situação de alerta”, completa.

    O sol volta aparecer mais pela região Nordeste, e tem previsão de chuva apenas nas suas faixas Norte e Leste. Há destaque para a passagem de uma frente fria próxima à costa da Bahia, que aumenta a chance de chuva e ventos no Sul e Leste do estado. A intensidade deve ser moderada no extremo Sul e Nordeste do estado.

    De acordo com a meteorologista, o tempo mais fechado e a chuva podem atingir a qualquer hora do dia Alagoas e Sergipe, com intensidade mais forte e volumes que podem ser elevados. Neste caso, a precipitação é causada mais pela umidade constante que vem do mar, e indiretamente pela frente fria, que está mais afastada da costa desses estados.

    “Na região Nordeste, a gente continua monitorando porque a gente já vem de muitas semanas com essa chuva persistente. Está chovendo de forma muito persistente há várias semanas. Isso mantém um risco muito alto para deslizamento porque o solo já está muito encharcado”, diz.

    No Norte do país, a nebulosidade e as chuvas aumentam no extremo Norte e há previsão de chuva em vários momentos no Norte do Amazonas, em Roraima, no Oeste e Norte do Pará e pelo Amapá.

    O tempo continua firme e seco no Tocantins, assim como não chove em Rondônia, no Sul do Pará e do Amazonas e sobre o Acre.

    Tópicos