Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Chuva intensa no RJ após calorão derruba árvores, quebra estrutura e causa alagamentos

    Cidade teve chuva de granizo no mesmo dia que registrou sensação térmica de 58,5°C

    Da CNN

    A forte chuva que atingiu o Rio de Janeiro na noite de terça-feira (14), após registrar sensação térmica de 58,5°C pela manhã, deixou estragos pela capital fluminense. Foram registradas quedas de quatro árvores e de uma estrutura, além de alagamento em diversos pontos da cidade.

    As zonas Oeste e Central foram as mais afetados pela chuva, segundo registros do Centro de Operações do Rio (COR). As quedas de árvores foram registradas em Bangu, Centro e Padre Miguel, onde também caiu a estrutura, que ocupou parcialmente o sentido centro da Avenida Brasil por uma hora.

    Diversas vias da capital registraram bolsões d’água, como Heitor Beltão, Santa Cruz, Passos, além das ruas Frei Caneca, Campo de São Cristóvão e mais.

    Às 20h30, o CGO informou que o município entrou em estágio de mobilização – o segundo nível em uma escala de cinco, significando haver riscos de ocorrências de alto impacto na cidade

    Veja também: Consumo de energia elétrica bate recorde pelo 2º dia seguido

    Calor intenso

    O Rio registrou a sensação de 58,5°C, a maior desde o início da medição por parte do Sistema Alerta Rio, em 2014.

    A medição foi realizada às 9h15 na Estação de Guaratiba, na zona oeste da cidade.

    Enquanto isso, os termômetros registraram 42,5°C em Irajá, na zona norte da capital fluminense. A cidade está sob a massa de ar quente que atinge boa parte do Brasil desde o fim da semana passada.

    Segundo o Alerta Rio, sensação térmica é um cálculo realizado com variáveis meteorológicas medidas, para quantificação da temperatura que o corpo humano sente, de forma generalizada.

    O índice de calor, ou sensação térmica, em regiões quentes como a Cidade do Rio de Janeiro, considera a temperatura do ar e a umidade relativa no seu cálculo.

    Quando a umidade relativa é elevada, a taxa de vaporização do suor produzido pelo corpo é reduzida, fazendo com que ele mantenha mais calor, do que aconteceria em uma no ar seco mais seco, por exemplo.

    Tópicos