Chuva faz prefeitura adiar Carnaval em São Gonçalo, no Rio de Janeiro
Em comunicado pelas redes sociais, prefeito Capitão Nelson informa que uma nova data para as festas será divulgada
A programação de Carnaval foi adiada em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. O anúncio foi pelas redes sociais, na noite desta quarta-feira (15), três dias antes da festa começar.
Em um vídeo, o prefeito Capitão Nelson afirmou que a decisão foi tomada em respeito e solidariedade às famílias que perderam tudo com as chuvas dos últimos dias.
“Me coloco no lugar dessas pessoas e sei que não é nada fácil. Eu tenho visto isso de perto no dia a dia. Esse não é o momento adequado para festas. Estamos envolvios na assistência às famílias e trabalhando na limpeza e manutenção da cidade”, afirmou o chefe do executivo municipal.
Na madrugada desta quinta-feira (16), o Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro resgatou, depois de 53 horas ininterruptas de trabalho, os corpos de um homem e uma criança, vítimas do desabamento de uma residência no bairro de Engenho Pequeno, no município. O resgate mobilizou 60 homens. Também foram usados cães farejadores e drones.
Mais cedo, as equipes já haviam encontrado, também sem vida, uma mulher sob os escombros da casa. O deslizamento de terra aconteu na última segunda-feira (13), resultado de fortes chuvas. Testemunhas contaram aos Bombeiros que as vítimas eram pai, mãe e filha. A família teria sido surpreendida pela lama e não conseguiu deixar o imóvel a tempo.
Somente na última segunda-feira (13), choveu quase 200 mm em pouco mais de uma hora no município, causando diversos deslizamentos de encostas. Desde o início da semana, a chuva já provocou a morte de quatro pessoas em São Gonçalo. A quarta vítima é uma mulher, que foi soterrada em outro desabamento.
Além disso, segundo a prefeitura, 348 pessoas ficaram desabrigadas por causa dos temporais. Elas foram alojadas em oito pontos de apoio e já começaram a ser cadastradas para receberem o Auxílio Habitacional Temporário, no valor de R$ 600. A previsão é de que o benefício comece a ser pago no prazo máximo de 60 dias e por um período de até 12 meses.
Segundo o Climatempo, o município deve continuar sendo atingido por pancadas de chuva nos próximos dias, o que causa uma preocupação para as autoridades, uma vez que o solo já está encharcado e há possibilidade de novos deslizamentos de terra.
A prefeitura informou que uma nova data para as festividades de Carnaval será divulgada em breve. Na programação estavam previstas apresentações de artistas locais e escolas de samba da cidade em sete bairros.