Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Chegada de afegãos em Guarulhos cresce 63% em um ano, diz prefeitura

    Do começo do ano até novembro, 3.495 imigrantes do país foram atendidos no local

    Afegãos acampados no Aeroporto de Guarulhos
    Afegãos acampados no Aeroporto de Guarulhos Rovena Rosa/Agência Brasil

    Carolina Figueiredoda CNN

    Em São Paulo

    O número de afegãos que chegam ao Brasil por meio do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, cresceu 63% no período de um ano.

    Segundo dados da Prefeitura de Guarulhos, em todo o ano de 2022, 2.145 imigrantes foram atendidos no Posto Avançado de Atendimento Humanizado ao Migrante, instalado no aeroporto. De janeiro a novembro deste ano, o número saltou para 3.495.

    Ainda conforme a prefeitura, os dados podem não refletir o número total de afegãos que chegaram ao país, já que pode acontecer de alguns deles não precisarem de atendimento assistencial caso já tenham lugar para se ficar.

    Em setembro de 2021, o governo brasileiro anunciou que passaria a conceder visto de acolhida humanitária a cidadãos afegãos que deixaram o país após a tomada do poder pelo Talibã, grupo fundamentalista islâmico que assumiu o controle de quase todo o Afeganistão um mês depois que as tropas americanas encerraram 20 anos de intervenção militar no país.

    O fluxo de refugiados se intensificou a partir de fevereiro de 2022. Com um volume de pessoas chegando maior do que a capacidade de atendimento, o Aeroporto de Guarulhos registrou diversas vezes cenas dos refugiados acampando no próprio terminal.

    De janeiro de 2022 a novembro de 2023, a Prefeitura de Guarulhos afirma que já recebeu 5.324 afegãos no Posto Avançado de Atendimento Humanizado ao Migrante.

    Assim que chegam ao local, os imigrantes são cadastrados e, depois, é iniciada uma busca por vagas em locais de acolhimento junto ao governo estadual. Enquanto aguardam, a prefeitura de Guarulhos oferece de forma emergencial alimentação, kits de higiene e cobertores.

    “É importante esclarecer que a Prefeitura de Guarulhos não é o ente responsável pela acolhida dos afegãos, que estão chegando ao Brasil com visto humanitário concedido pelo governo federal. Sendo assim, a administração municipal trabalha de forma emergencial para conseguir lidar com a demanda, já que o Aeroporto de Guarulhos é o único no país que recebe voos do Afeganistão e de países vizinhos”, afirma o município.

    A cidade possui atualmente 257 vagas para acolhimento de migrantes e refugiados, sendo 207 geridas pela prefeitura e outras 50 pelo governo estadual. Segundo a prefeitura, todas estão lotadas no momento.