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    Cerca de 84% dos lares brasileiros têm acesso à internet, diz pesquisa

    Índice de residências conectadas teve aumento de 4 pontos percentuais entre 2020 e 2023, segundo levantamento

    Bianca Camargoda CNN , Em São Paulo

    Estudo divulgado nesta quinta-feira (16) revela que o percentual de residências conectadas à internet no Brasil passou de 80% para 84% entre 2022 e 2023. O índice se mantinha estável desde 2020.

    Os dados fazem parte da pesquisa TIC Domicílios 2023, do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br). De acordo com a entidade, a alta foi impulsionada pelo aumento da conectividade nos lares das classes C e D-E.

    O levantamento mostra que os avanços mais significativos foram nos domicílios das classes C (de 87% em 2022 para 91% em 2023) e D-E (de 60% para 67%).

    Considerando o total de pessoas que não usam a rede, o número caiu de 36 milhões para 29 milhões do ano passado para este –uma queda de quase 20%.

    Entre as pessoas que não acessam a internet, 24 milhões estão em áreas urbanas, 17 milhões se declararam pretas ou pardas e 17 milhões pertencem às classes D-E, o que aponta uma exclusão digital nas periferias urbanas do país. Ainda nesse grupo, 24 milhões têm até o ensino fundamental, e 16 milhões têm 60 anos ou mais, superando a soma de não-usuários das demais faixas etárias.

    “Apesar do recuo, o número de brasileiros desconectados ainda é preocupante, na medida em que muitas atividades e serviços são disponibilizados exclusiva ou preferencialmente no ambiente online. Não ter acesso à Internet pode significar estar excluído de inúmeras oportunidades”, avalia Alexandre Barbosa, gerente do Cetic.br|NIC.br.

    A pesquisa também mostra que:

    • Quase 100% dos usuários que acessam a internet pelo celular têm 10 anos ou mais; esse segue como o dispositivo mais utilizado para essa finalidade
    • A conexão via computador permaneceu estável, com 42%
    • 41% afirmaram usar ambos os dispositivos (celular e computador)
    • Entre as pessoas que possuem celular, 60% têm um plano pré-pago e 36%, pós-pago

    Tipo de conexão

    Cerca de 97% dos usuários da classe A usam a internet pelo tanto por Wi-Fi quanto pela rede móvel, enquanto nas classes D-E, 36% acessam exclusivamente por Wi-Fi e 11% somente pela rede móvel.

    “Neste ano, voltamos a observar um aumento de conectividade no país, mas a TIC Domicílios também mostra que a qualidade do acesso ainda é desigual entre a população, o que restringe o desenvolvimento de habilidades digitais e a fruição plena dos benefícios que a Internet tem a oferecer”, afirma Barbosa.

    Acesso à cultura pela internet

    O consumo de podcasts foi o que mais avançou nos últimos anos no país. Segundo o estudo, 29% dos brasileiros com 10 anos ou mais ouviram esse tipo de conteúdo em 2023, um aumento de 7 pontos percentuais em relação a 2021 (22%) e de 19 pontos percentuais na comparação com 2019 (10%).

    Cerca de 29% dos indivíduos disseram ter ouvido podcasts brasileiros, enquanto somente 7% escutaram podcasts estrangeiros, invertendo a lógica que predomina no caso de filmes e séries.

    A pesquisa mostrou que as pessoas que assistem a vídeos por meio de serviços de assinatura aumentou 7 pontos percentuais, subindo de 38%, em 2021, para 45% em 2023. Os sites ou aplicativos de compartilhamento de vídeos seguem como as principais plataformas de acesso a esse tipo de conteúdo na Internet, usados por 54% daqueles que assistiram a vídeos online.

    Vídeos com música (50%) e notícias (48%) foram os temas mais citados pelos usuários, e vídeos de eventos ou programas religiosos (34%) tiveram um aumento de 7 pontos percentuais em relação a 2021.

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