Vídeo: cascavel é capturada em cima de moto no Distrito Federal
Animal capturado foi devolvido ao habitat natural


Uma cobra cascavel foi capturada em uma moto pelo Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), nesta terça-feira (10), em Riacho Fundo 1, região administrativa do Distrito Federal.
Os agentes utilizaram um apanhador de cobras para retirar o animal do veículo e colocá-la em um grande balde azul.
Segundo a BPMA, o animal foi reintroduzido em seu habitat natural.
A cascavel é uma cobra robusta, que pode chegar a 1,50 metros de comprimento. Ela possui um guizo, uma espécie de chocalho na ponta da cauda, de acordo com o Instituto Butantan.
“A Crotalus durissus é a única espécie de cascavel encontrada no Brasil, sendo comum nas áreas abertas de todas as regiões brasileiras. Ela prefere campos abertos, com vegetação rasteira, como áreas de Cerrado, Caatinga etc.”, explica o Butantan.
Ainda de acordo com o instituto paulista, esse tipo de cobra responde por 10% de acidentes com cobras no país.
“Ela possui um veneno bastante tóxico, atacando os músculos e o sistema nervoso. A picada pode causar a sensação de formigamento ou dor no local, geralmente sem lesão ou inchaço muito evidente. O paciente pode apresentar dificuldade de manter os olhos abertos, visão turva ou dupla, dificuldade de fala, dores musculares generalizadas e urina escura. É muito importante que o acidentado por cascavel procure atendimento médico o mais rápido possível para que receba o tratamento com o soro antiofídico específico (anticrotálico)”, alerta o Butantan.