Censo 2020: restituição das inscrições para processo seletivo começa hoje
Crise causada pelo novo coronavírus levou ao cancelamento da contratação de funcionários temporários
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) começa a restituir, nesta terça-feira (19), os candidatos que se inscreveram no processo seletivo para participar do Censo 2020. Com a crise causada pela pandemia do novo coronavírus, ele foi adiado para 2021 e a contratação de funcionários temporários foi cancelada.
A devolução dos valores pagos por cerca de 100,7 mil candidatos será realizada por meio do aplicativo Carteira Digital BB, do Banco do Brasil. As taxas eram de R$ 23,61 para os que disputariam uma função que exigia ensino fundamental (recenseador – coleta os dados nos domicílios) e de R$ 35,80 para funções de nível médio (agente censitário – acompanha e confere a coleta de dados).
Quem se inscreveu para mais de um cargo vai receber os valores em uma única parcela. Mais de 208 mil pessoas seriam contratadas para trabalhar no Censo 2020.
Assista e leia também:
IBGE: Desemprego cresce em 12 estados e chega a 34% entre jovens nordestinos
Por maioria, STF impede repasse de dados de usuários de telefonia ao IBGE
Para receber a restituição não é preciso ser correntista do Banco do Brasil, apenas fazer o cadastro no aplicativo, que funciona como uma conta de pagamento digital.
Após o cadastro, informando os dados pessoais, o beneficiário deve selecionar a opção “Receber” na tela inicial do aplicativo, responder a algumas perguntas de segurança e, em seguida, “Confirmar”. O dinheiro estará, então, disponível na conta digital.
Quem estiver com pendências na Receita Federal ou no Banco do Brasil precisa regularizar a situação para receber a restituição.
Se houver alguma dúvida ou problema, o candidato deve entrar em contato com o Banco do Brasil – por telefone (0800 729 5293), chat no aplicativo ou e-mail (atendimento@carteirabb.com.br) – ou com a Central de Atendimento do IBGE – por e-mail (ibge@ibge.gov.br) ou telefone (0800 721 8181 – de segunda à sexta, das 8h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 14h).