Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    Carnaval de Belo Horizonte: saiba os preparativos para a folia

    A expectativa da prefeitura é que 5,5 milhões de foliões lotem as ruas da capital mineira

    Duda Cambraiada CNN

    O Carnaval se aproxima, mas já tem muitos foliões aproveitando a festa antes da data oficial. Na capital mineira, por exemplo, a edição de 2024 da folia acontece entre os dias 27 de janeiro e 18 de fevereiro.

    Na última edição, realizada em 2023, a festa contou com 5,25 milhões de foliões. A expectativa da prefeitura de Belo Horizonte para 2024 é que 5,5 milhões de pessoas encham as ruas da capital mineira de cores, diversidade e alegria.

    Até o momento, mais de 500 blocos estão confirmados, com cortejos previstos a serem realizados em todas as regiões da cidade.

    A região Centro-Sul é a que mais recebe bloquinhos, a previsão é de que 195 blocos passem pela área. Savassi, Floresta, Santa Tereza e Santa Efigênia são os bairros com mais opções para os foliões que gostam de Carnaval de rua.

    Para quem quer curtir a festa em outros bairros, serão 85 bloquinhos na zona leste, 53 na zona noroeste, 50 na nordeste, 48 na região da Pampulha, 33 na regional oeste, 20 na norte, 16 no barreiro e dez blocos previstos em Venda Nova.

    Em entrevista à CNN nesta segunda-feira (5), Gilberto Castro, presidente da Belotur, empresa municipal de turismo de Belo Horizonte, responsável pelo Carnaval na cidade, relembra que, em 2009, eram dois ou três blocos nas ruas. Em questão de dez anos, esse número subiu para 500.

    “Carnaval de Belo Horizonte é de todo mundo. Tem o jeito de receber mineiro, é um carnaval seguro, diverso, muito respeitoso, politizado, tem blocos para idosos e crianças”, afirma Gilberto Castro.

    O representante da Belotur conta que a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) estima que a cidade terá uma movimentação financeira de 1 bilhão de reais devido à folia.

    Para esse ano, a Belotur fechou uma parceria com Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) para computar melhor a movimentação do Carnaval na economia. “A vida inteira Belo Horizonte exportou folião e agora a gente importa”, explica Castro.

    Veja fotos: Foliões aproveitam pré-Carnaval em Belo Horizonte

    Ponto de apoio

    A prefeitura de Belo Horizonte abriu o cadastro de comércios que podem atuar como ponto de apoio durante o Carnaval, do dia 9 a 17 de fevereiro. O cadastro acontece das 8h de terça-feira (6) até às 16h de quinta-feira (8).

    Os estabelecimentos cadastrados devem disponibilizar banheiros aos foliões, de forma gratuita ou mediante cobrança, e estão autorizados a vender água e bebidas industrializadas, exceto garrafas de vidro.

    A ideia é aumentar a opção de banheiros para os foliões e ajudar na limpeza da cidade. Segundo a portaria, os pontos de apoio podem funcionar por até duas horas antes e até duas horas depois do encerramento das atividades dos blocos.

    Desfile de graça nas escolas de samba

    Em Belo Horizonte, já é tradição os foliões poderem desfilar de graça nas escolas de samba. As agremiações emprestam as fantasias para quem quiser participar.

    A pessoa recebe a fantasia na concentração e, no final do desfile, o folião devolve a roupa, sem nenhum custo. Algumas agremiações fazem ensaios antes do desfile e entregam as roupas com antecedência, a logística varia de acordo com cada organização.

    As fantasias podem ser novas ou reformadas, muitas escolas transformam as roupas de outros anos para evitar o descarte.

    Os desfiles do grupo de acesso acontecem na segunda-feira (12) e quatro escolas de samba participam. No grupo especial, são oito agremiações que vão para a Avenida Afonso Pena na terça-feira (13).

    A vice-presidente da escola de samba Imperavi de Ouros, Marina Matos, compara a divisão dos grupos com o campeonato brasileiro. “Como se fosse a série A e a série B. As escolas do grupo especial disputam os títulos de 1º, 2º e 3° lugar. A última colocada “cai” para o grupo de acesso. A primeira colocada do grupo de acesso “sobe” para o grupo especial para disputar os títulos”.