São Paulo em estado de atenção devido às fortes chuvas; três mortes confirmadas
Com queda de energia, temporal deve se estender por toda a noite e há risco de alagamentos, segundo CGE
- 1 de 18
Chuva causa estragos na capital paulista no início da noite desta sexta-feira (11) • Reprodução
- 2 de 18
Árvore interditou a Rua Martim Francisco, em Santa Cecília, região central da capital • Reprodução
- 3 de 18
Árvore caiu em rua no bairro de Mirandópolis, na Zona Sul da capital • Reprodução
-
- 4 de 18
Imagem mostra região de Pinheiros sem energia elétrica nesta desta sexta-feira (11), devido às fortes chuvas • Reprodução
- 5 de 18
Na Vila Mascote, zona sul da capital, os ventos derrubaram a entrada de um prédio residencial • Reprodução
- 6 de 18
Imagem mostra região da Cidade Jardim nesta sexta-feira (11) durante fortes chuvas • Reprodução
-
- 7 de 18
Chuva na Vila Guilherme, zona norte da capital paulista • Reprodução
- 8 de 18
Região do Brooklin, na zona sul, tem pontos sem energia elétrica • Reprodução
- 9 de 18
Imagem mostra região do Morumbi durante chuva, que está causando estragos na capital paulista, no início da noite desta sexta-feira (11) • Reprodução
-
- 10 de 18
Região da Avenida Paulista, no início da noite desta sexta-feira (11) • Reprodução
- 11 de 18
Rodovia Raposo Tavares parada devido às chuvas na capital paulista • Reprodução
- 12 de 18
Centro de Taboão da Serra, na Grande SP, ficou sem energia elétrica e com os semáforos parados, devido às fortes chuvas • Reprodução
-
- 13 de 18
Avenida Aprígio Bezerra, em Taboão da Serra, na Grande SP, teve alagamento devido às chuvas • Reprodução
- 14 de 18
Queda de árvore no Campo Limpo, em São Paulo • Reprodução
- 15 de 18
Árvore caída em cima de um veículo, em um rua do Jardim Marajoara, na zona sul de São Paulo • Marco Ambrosio/Ato Press/Estadão Conteúdo
-
- 16 de 18
Condomínio atingido por árvore na Zona Sul • Fernand Rocha
- 17 de 18
Profissionais da Enel trabalham para restabelecer a energia na Rua Catão, no bairro da Lapa • WERTHER SANTANA/ESTADÃO CONTEÚDO
- 18 de 18
Enel tenta resolver problema de apagão em São Paulo • Aloisio Mauricio/FotoArena/Estadão Conteúdo
-
A capital paulista entrou em estado de atenção devido às fortes chuvas que atingem diversos pontos da cidade no início da noite desta sexta (11). Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas, o CGE, toda a capital está em estado de alerta desde às 19h30.
A tempestade também atingiu o interior do Estado, pelo menos três pessoas e um cachorro morreram em Bauru, com a queda de um muro, aponta o capitão Roberto Farina da Defesa Civil. Houve o registro de quatro quedas de árvores no município, com a força dos ventos, uma mulher, uma criança e um senhor e um pet estavam andando na rua, quando o a parede colapsou.
Ainda segundo a pasta, deve chover forte, podendo haver alagamentos. As chuvas virão acompanhadas de fortes rajadas de vento e queda de granizo. A tendência é de tempo instável no decorrer de toda a noite.
Já em Cotia, houve registro de chuva forte com vendaval, com mais uma queda de um muro sobre pessoas, que resultou em duas vítimas graves e outra vítima com escoriações, todas socorridas.
Segundo a Defesa Civil, a passagem de uma frente fria pelo estado deve provocar chuvas intensas, com raios e rajadas de vento por todo o território paulista. As previsões de acumulados de chuva variam entre as regiões.
Em nota, A Enel informou que parte a cidade foi atingida por chuvas e fortes ventos, a empresa acionou imediatamente o plano de emergência e reforçou suas equipes em campo para reconstruir trechos da rede danificados. Ainda segundo a empresa, técnicos da companhia seguirão atuando ao longo da noite para normalizar o serviço para os clientes que tiveram o fornecimento impactado.
Há relatos de apagões em praticamente todas as regiões da cidade, da Zona Leste a Zona Sul.
Veja vídeo de estrutura do Shopping SP Market, Zona Sul da cidade, desabando;
De acordo com a Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU), por meio da Defesa Civil, às 19h30 foi decretado Estado de Atenção para alagamentos em toda São Paulo. Ocorreram rajadas de vento de aproximadamente 80 km/h em algumas regiões da cidade. Até o momento, foram registradas 16 ocorrências envolvendo queda de árvores, galhos ou risco iminente de queda.
Veja vídeo de árvore caída no centro de São Paulo
Aeroporto de Congonhas
A administradora do aeroporto de Congonhas, Aena informa que, devido às condições meteorológicas, o aeroporto de Congonhas teve as operações de pousos e decolagens suspensas das 19h53 às 20h12.
Ainda de acordo com a empresa responsável, é recomendado que os passageiros entrem em contato com as companhias aéreas para verificar a situação do seu voo.