Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Cantores do sertanejo raiz lutam para se manter presentes na música

    Os valores recebidos por esses artistas não chegam nem próximos aos dos cantores mais populares do gênero.

    Marcus Vincax*

    Com 73 anos de carreira e mais de 11 milhões de cópias vendidas, as irmãs Galvão – ou ‘’as Galvão’’, como gostam de ser chamadas, representam a persistência da música caipira.

    Os valores recebidos pelas irmãs Meire e Marilene Galvão não chegam nem próximos aos dos cantores mais populares do gênero. ‘’Não me sinto valorizada monetariamente, não. Talvez porque a gente não tenha entrado nessa onda de músicas que podem ser tocadas em qualquer lugar, na noite…’’, explica Meire.

    sertanejos
     
    Foto: Doc. Filmes

    O tamanho da história da dupla é inversamente proporcional ao dinheiro ganho com a carreira. Para Meire, mesmo sem tanto retorno financeiro, a música caipira tradicional tem a capacidade de resistir ao tempo. ‘’Tem sempre aquele que mora na fazenda, que o filho vem e pega a viola para aprender. Isso não acaba nunca!’’, afirma.

    Leia também:

    Família perde 60 mil reais com golpe do falso empresário de futebol

    Uso de máscara de proteção pode gerar imunidade contra a Covid-19, diz estudo

    Manter a memória do pai e do tio é uma meta de vida de Zeka Perez, sobrinho do Tonico e filho do Tinoco. Zeka mantém um programa de rádio com dinheiro próprio e distribuí para mais de 10 emissoras espalhadas pelo Brasil. Tudo para manter as músicas da dupla Tonico e Tinoco presentes nos lares do país.

    ‘’Eu falei com meu pai. Eu falei que eu iria preservar o nome da dupla até o meu último dia de vida e é isso que eu estou fazendo. Não quero ganhar dinheiro com isso, eu quero apenas manter a música deles tocando’’, diz emocionado.

    Tonico faleceu em agosto de 1994 e Tinoco em maio de 2012. A dupla caipira faz parte da lista dos maiores recordistas de vendas da história mundial, com uma estimativa de mais de 50 milhões de discos vendidos.

    (*Da DOC. Films, especial para a CNN)

     

    Tópicos