Brasileiro ganha prêmio internacional por foto de enchente no RS
Gerson Turelly venceu primeira edição de prêmio "Climático" e irá receber mais de R$ 7 mil
O fotógrafo brasileiro Gerson Turelly venceu um prêmio internacional inédito por uma foto de uma enchente no Rio Grande do Sul.
O gaúcho de 55 anos concorreu à premiação Standard Chartered Weather Photographer of the Year, que reúne as melhores fotografias do mundo sobre clima e meio ambiente, com o objetivo de aumentar a conscientização sobre os problemas ambientais do planeta.
Sua foto “Rowing” ganhou em duas categorias: “Climate Award”, introduzida pela primeira vez em 2024, e a “Favorita do Público”, ao conquistar mais de 30% dos votos online deste ano.
A imagem mostra um brigadista remando numa rua alagada no centro de Porto Alegre, capital do RS. A captura foi feita no dia 6 de maio de 2024.
Os vencedores foram escolhidos por um painel internacional de jurados especialistas em meteorologia, fotografia, ciência climática e jornalismo. A votação popular foi realizada pelo site da premiação.
“Receber esse prêmio me enche de orgulho e me deixa muito feliz pelo reconhecimento”, comemorou Gerson Turelly. O gaúcho também vai receber £ 1,000 (cerca de R$ 7.490) pela conquista.
Após a vitória, Turelly conversou com a CNN e disse que a conquista reflete a importância da foto no contexto climático, principalmente no Brasil.
“Muito importante para nós brasileiros e gaúchos, que vivenciamos um momento muito crítico das enchentes, que reflete os problemas climáticos que o mundo está vivendo”, ressaltou.
Gerson já havia contado que por causa da tragédia no estado, acabou tirando poucas fotos porque estava consternado com toda a situação. Além disso, não esperava o reconhecimento quando foi finalista.
“A gente busca contar uma história com uma única foto e gosto bastante dessa”, completou.
Segundo a premiação, os jurados valorizaram a composição e luz da imagem, assim como a “combinação poderosa dos impactos do clima e do tempo retratados na cena”.
Os avaliadores comentaram sobre como a fotografia mostra o passado, presente e o futuro, já que as enchentes são um problema antigo que continuará existindo.
O prêmio é promovido e anunciado pela Royal Meteorological Society. Confira os vencedores do Weather Photographer of the Year de 2024:
- Weather Photographer of the Year: Wang Xin, pela foto “Sprites Dancing in the Dark Night”
- Smartphone Weather Photographer of the Year: Nur Syaireen Natasya Binti Azaharin, pela foto “Volcanoes”
- Young Weather Photographer of the Year: Angelina Widmann, pela foto “Rain Aria”
- Climate Award: Gerson Turelly, pela foto “Rowing”
- Public Favourite: Gerson Turelly, pela foto “Rowing”
Gerson é casado, com filhos, e nasceu na capital gaúcha. Ele é formado em administração de empresas e é fotógrafo profissional há 22 anos. O gaúcho também é professor de fotografia do Fotoclube Porto-alegrense.
Veja abaixo algumas das fotos que concorreram ao prêmio com o brasileiro Gerson Turelly.
[cnn_galeria active=”10869470″ id_galeria=”10869340″ title_galeria=”Weather Photographer of the Year 2024″/]
Enchentes no Rio Grande do Sul
Por causa das enchentes no estado, 41,7% das pessoas afetadas tiveram que deixar suas casas, segundo uma pesquisa Atlas/CNN.
Ao todo, 471 das 497 cidades gaúchas foram prejudicadas pelas chuvas de alguma forma, cerca de 95% do total.
Mais de 2,3 milhões de brasileiros foram afetados. A pior tragédia climática da história do Rio Grande do Sul provocou a morte de 183 pessoas e deixou 806 feridos.