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    Tânia Bulhões: cliente encontra “Made in Turkey” em peça da marca

    Nutricionista ganhou itens da coleção Camomila da irmã e, ao raspar, viu que o produto havia marca de fabricação da Turquia; marca descontinuou outras quatro coleções após polêmicas

    Luan Leãoda CNN , em São Paulo

    A nutricionista Juliana Scorsi, de 29 anos, descobriu por acaso que um conjunto de xícaras da marca Tânia Bulhões, envolvida em uma polêmica nos últimos dias, não era exatamente o que ela imaginava.

    Presenteada pela irmã com itens da coleção Camomila, da famosa marca de porcelanas, Scorsi contou à CNN que observou uma sombra no fundo de um item, onde costuma ficar a assinatura da designer brasileira Tânia Bulhões.

    “Foi essa xícara que me deu curiosidade de raspar, porque ela já estava mais gasta e aparece levemente uma sombra”, relatou. A irmã da nutricionista, Laís Gonçalves, havia comprado o conjunto através da internet em 2021. Na época, o produto custou cerca de R$ 310.

    Cliente raspou fundo de pires por curiosidade e descobriu fabricação na Turquia • Arquivo pessoal/Juliana Scorsi

    Depois do marido de Juliana quebrar, sem querer, um pires da coleção, a nutricionista decidiu raspar o fundo da peça, por curiosidade. “Foi totalmente ocasional, eu nem teria raspado se não tivesse quebrado”, disse Scorsi.

    Ao raspar o produto, por baixo da marca “Tânia Bulhões”, Juliana encontrou os escritos: “Güral Porselen. Made in Turkey”, indicando que o material foi fabricado na Turquia.

    No site, a Güral afirma produzir “porcelanas impecáveis” desde 1989. “Uma marca única onde artesanato, arte, qualidade e sucesso se unem: Güral Porcelain”, diz um institucional da marca turca.

    A CNN entrou em contato e aguarda um retorno a Güral Porcelain sobre o assunto.

    “Rindo de nervoso”

    “Eu fiquei surpresa com a descoberta e de certa forma frustrada, porque esperava ser algo super especial”, contou Laís.

    No início de janeiro, viralizou um vídeo da influenciadora Izadora Palmeira que encontrou uma xícara idêntica a uma da coleção Marquesa — diferente da coleção que tem Juliana -, sem o escrito Tânia Bulhões, em um restaurante na Tailândia.

    No vídeo, a influenciadora contou que ao chegar em casa conferiu a xícara que tinha e observou ser idêntica à encontrada no restaurante, a diferença era a assinatura da marca Tânia Bulhões. “Para quem paga uma fortuna, tá aí, ó”, diz Izadora.

    Diante das polêmicas envolvendo as peças da marca, Juliana contou sua sensação nos últimos dias. “Na verdade é um misto de sentimentos, ainda não sei definir, acredito que a expressão “rindo de nervoso” se encaixa bem”, desabafou.

    A marca Tânia Bulhões se pronunciou por meio de publicações na página oficial. Em uma das explicações, a empresa disse que as criações vendidas são originais da marca, mas, até a aquisição de uma fábrica na França, o que aconteceu em 2023, 100% dos produtos eram fabricados por parceiros externos.

    Dias depois, a marca anunciou a descontinuação de quatro coleções: Marquesa, Mediterrâneo, Entre Rios e Lírio.

    “Pedimos desculpas aos nossos clientes por toda insegurança gerada e pelos questionamentos absolutamente legítimos que surgiram nos últimos dias”, disse a publicação.

    Em nota à CNN, a marca afirmou que a Tânia Bulhões tem seus produtos “frequentemente copiados”.

    “Acreditamos que luxo é sinônimo de inovação e tradição, e por isso seguimos aprimorando cada detalhe da nossa produção, equilibrando a herança artesanal com a evolução constante”, diz o posicionamento. (veja a íntegra no final da matéria)

    Devolução ou troca

    A marca Tânia Bulhões sugeriu aos clientes insatisfeitos com as últimas polêmicas a possibilidade de troca ou devolução dos itens. Depois da divulgação do comunicado na página oficial, diversos clientes foram para os comentários para reclamar da situação.

    “Eu tenho essa coleção inteira que me custou mais de 16 mil reais”, contou outra pessoa. “O pior não é o dinheiro gasto, porque paga quem quer, o pior é ser enganado”, desabafou. “Estou totalmente decepcionada com a marca. Para mim, nunca mais”, relatou a cliente.

    Influenciadora afirma ter gasto R$ 16 mil em coleção envolvida em polêmica • Reprodução/Redes sociais

    “Vai que cola, né? Minha clínica só tem peças da Tânia! Decepção define! Nunca mais”, afirmou outra.

    Outra influenciadora relatou ter notado desgaste em algumas peças. “Agora tá explicado porque a minha da coleção mediterrâneo desgastou ‘tooodinha’ em poucos meses”, disse.

    Consumidoras insatisfeitas cobraram marca em comentários na página oficial • Reprodução/Redes sociais

    “Comprei coleção de peças marquesa… Gosto tanto da marca, gostaria de poder trocar essas peças por esses lançamentos de vocês”, comentou outra influenciadora.

    Em resposta ao descontentamento das consumidoras, a marca Tânia Bulhões orientou que fosse encaminhado um e-mail para o setor de Experiência do Cliente através de um contato de e-mail para solicitar troca dos produtos ou devolução das coleções afetadas.

    NOTA TÂNIA BULHÕES
    A Tania Bulhões e o Controle do Processo Produtivo
    Com 35 anos de história, a Tania Bulhões sempre buscou os melhores fornecedores e artesãos para garantir a qualidade dos seus produtos. Desde os primeiros anos da marca, quando ainda éramos pequenos, com poucas lojas, trabalhamos com centenas de parceiros em dezenas de países, espalhados por todos os continentes do planeta. Essa abordagem nos permitiu crescer e levar a essência da marca para novos mercados, mas também nos trouxe aprendizados importantes.

    À medida que crescemos, percebemos que, especialmente com coleções antigas, poderíamos ter tido um controle mais rigoroso sobre nossa propriedade intelectual. Naquele momento, ainda não tínhamos a estrutura atual para proteger integralmente nossos designs e garantir um acompanhamento mais próximo da produção. Um de nossos parceiros, sem nossa autorização, vendeu no mercado local sobras de produção com defeito, algo que nunca esteve alinhado com os padrões da marca. Esse aprendizado reforçou nossa decisão de fortalecer cada vez mais nosso processo produtivo, assegurando que a originalidade e identidade da Tania Bulhões sejam sempre preservadas.

    Nesse contexto, vale esclarecer um tema que ocasionalmente gera polêmica: a coleção Marquesa, criada em 2004. Além de ser um ícone no portfólio da marca, a coleção foi registrada em um livro editado pela própria Tania Bulhões em 2011, cujas fotos seguem disponíveis e que, inclusive, ainda pode ser adquirido em diferentes livrarias online. No mesmo ano, uma novela da Rede Globo exibiu cenas onde a xícara utilizada era da coleção Marquesa, da Tania Bulhões, reforçando a presença da marca em cenografias de grandes produções. A Rede Globo sempre adquiriu produtos da Tania Bulhões para cenografia de suas produções, algo que pode ser facilmente verificado com a própria emissora.

    A Tania Bulhões também tem seus produtos frequentemente copiados. Nosso design, nossas coleções e até mesmo nossa identidade visual são reproduzidos sem autorização. Isso reforçou ainda mais a necessidade de fortalecer nossa produção própria, garantindo que nossos clientes sempre tenham acesso a produtos autênticos, feitos com o padrão de qualidade e sofisticação que fazem parte da nossa história.
    Nos últimos anos, demos passos fundamentais nessa direção. Um dos marcos mais importantes desse movimento foi a aquisição do controle acionário da Royal Limoges, há cerca de dois anos. Essa é uma das fábricas de porcelana mais tradicionais da França, com mais de 200 anos de história. Durante anos, essa manufatura foi nossa parceira na produção de porcelana e, com o tempo, essa conexão se tornou ainda mais estratégica. Hoje, contar com a produção em Limoges significa preservar uma das mais ricas tradições artesanais da porcelana mundial. Essa aquisição nos permitiu consolidar ainda mais nosso controle produtivo, garantindo que cada detalhe das nossas coleções siga os mais altos padrões de qualidade e design autoral, alinhando tradição e inovação para entregar peças verdadeiramente únicas.

    Estamos avançando ainda mais nessa verticalização. Há cerca de um ano, iniciamos a construção da nossa própria fábrica em Uberaba, Minas Gerais, nossa cidade natal. Em breve, toda a porcelana que não for produzida na Royal Limoges será feita nessa nova unidade. Esse projeto não apenas nos dá mais controle sobre qualidade e propriedade intelectual, mas também nos enche de orgulho por trazer parte essencial da nossa produção para o Brasil. Investir em Uberaba, nossa cidade natal, é reafirmar nosso compromisso com nossas origens, contribuindo para o desenvolvimento local e fortalecendo ainda mais a identidade da Tania Bulhões no mundo.

    O que nunca muda é o nosso compromisso com a excelência. Seguimos investindo no aprimoramento dos nossos processos e na valorização do design autoral, sempre com transparência e respeito aos nossos clientes. Acreditamos que luxo é sinônimo de inovação e tradição, e por isso seguimos aprimorando cada detalhe da nossa produção, equilibrando a herança artesanal com a evolução constante.

    Equipe Tania Bulhões

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