Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    PF faz operação em 22 estados contra abuso de crianças e adolescentes

    Até às 8h30, 17 pessoas já haviam sido presas em flagrante

    Elijonas Maiada CNN , em Brasília

    A Polícia Federal realiza a “Operação Nacional Proteção Integral” para prender criminosos que agem na internet com o armazenamento, compartilhamento, produção e venda de material de abuso sexual infantojuvenil.

    Na manhã desta quarta-feira (12), os agentes cumprem 72 mandados de busca e apreensão em 22 estados brasileiros. Até às 8h30, a PF prendeu 17 pessoas em flagrante por estarem com material ilegal nos computadores ou celulares.

    Participam da ação 340 policiais federais, sob a orientação da Coordenação de Repressão aos Crimes Cibernéticos Relacionados ao Abuso Sexual Infantojuvenil da PF.

    O nome da operação foi escolhido porque o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) estabelece, já em seu artigo 1º, a proteção integral das crianças e dos adolescentes, bem como assegura todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana.

    A investigação da PF chega até aos criminosos com base em fóruns de discussão principalmente na darkweb, a “internet obscura”. Mas com tecnologias, os investigadores conseguem rastrear o envio do material ilegal.

    “A Polícia Federal alerta aos pais e responsáveis sobre a importância de monitorar e orientar seus filhos no mundo virtual e físico, protegendo-os dos riscos de abusos sexuais. A prevenção é fundamental para garantir a segurança e o bem-estar das crianças e adolescentes”, diz em nota.

    Veja o balanço da operação até às 8h30 desta quarta-feira:

    • 22 estados participantes
    • 72 mandados de busca e apreensão expedidos
    • 6 prisões preventivas expedidas
    • 340 policiais mobilizados
    • 17 prisões em flagrante

    Tópicos