Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    PF faz operação contra grupo que enviava drogas à Europa por navios

    Grupo usa mergulhadores para esconder drogas nos cascos dos navios

    Elijonas Maiada CNN , em Brasília

    A Polícia Federal cumpre, nesta terça-feira (11), sete mandados de prisão e 26 mandados de busca e apreensão em São Paulo, Paraná, Santa Catarina e em Portugal contra uma rede de tráfico internacional de drogas por meio de navios no Oceano Atlântico.

    Os alvos são suspeitos de atuar na inserção de drogas em navios com destino à Europa por meio do uso de mergulhadores no porto de Santos (SP), que é o maior do Brasil. A investigação teve início a partir de prisões realizadas na Operação Sólis, em 2021.

    Em junho do ano passado, a CNN mostrou que um mergulhador foi preso após acoplar 100 kg de cocaína em um navio. Em agosto, 114kg da mesma droga foram encontradas em um casco de navio que iria para a Europa.

    Em 2023, uma operação da PF mirou um grupo que movimentou R$ 2,8 bilhões e enviou 17 toneladas de cocaína para a Europa. Todo o material era de um mesmo grupo.

    A operação Emergentes desta terça-feira também apura organização criminosa e lavagem de dinheiro, e tem apoio da Polícia Militar em algumas regiões, além de cooperação jurídica internacional. Também foram determinadas medidas de bloqueio e sequestro de bens e valores.

    Segundo a PF, foram cumpridos sete mandados de prisão e 26 de busca e apreensão. Dentre esses, a partir de Cooperação Jurídica Internacional, cumpriu-se um mandado de busca e apreensão e um de prisão na Vila de Alcochete, em Lisboa, Portugal. Ainda em Portugal foram apreendidos cerca de 30 mil euros em espécie, além de armas de fogo.

    No Brasil foram apreendidos aparelhos celulares, computadores, joias, cinco veículos, uma arma de fogo e outros objetos de interesse da investigação. Além disso, houve determinação de sequestro e bloqueio de bens e valores, com a finalidade de descapitalizar a organização.

    Tópicos