Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Nova tecnologia da PM promete precisão e agilidade em casos de emergência

    Software utiliza de redes Wi-fi, torres de celular e sensores de dispositivos para localizar chamadas de socorro

    Helena Barrada CNN* , São Paulo

    Um novo sistema de tecnologia foi instalado no Centro de Operações da PM (Copom) da cidade de São Paulo. A informação foi divulgada pela Secretaria de Segurança do Estado de São Paulo (SSP), nesta terça-feira (18).

    O Advanced Mobile Location (AML) conta com um software que funciona a partir do cruzamento de várias informações que tornam possíveis determinar a localização exata da vítima que acionou o socorro.

    Durante o ano de 2024 o Copom atendeu mais de 30 mil ligações de emergência por dia, na capital paulista e região metropolitana. Com a nova tecnologia, a pronta resposta das equipes nas ruas é potencializada, devido a precisão do local da ocorrência.

    “É uma tecnologia de última geração que possibilita o envio rápido de informações às equipes que estão nas ruas, que vão fazer esse atendimento presencialmente. Em emergências, os segundos salvam vidas”, apontou o coronel Carlos Lucena, coordenador operacional da Polícia Militar.

    Como funciona o AML

    O serviço é viabilizado a partir de celulares rastreáveis, e os dados são coletados pelo software em tempo real por meio das redes Wi-Fi, torres de celular e sensores de dispositivos do usuário.

    Em casos de chamadas de emergência a localização é enviada em segundos para as equipes de socorros da região mais próxima.

    Os dados sobre o lugar onde a vítima está, mesmo que o sinal esteja ruim, são fornecidos apenas em emergências, durante a ligação ao 190 ou 193, respeitando a privacidade dos usuários, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais.

    O AML também é utilizado em países como Inglaterra, Alemanha, Estados Unidos, França, entre outros.

    Tópicos