Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Alerta de terremoto não foi enviado pelo Sistema Nacional, diz Ministério

    Notificação enviada informava moradores de São Paulo e Rio de Janeiro de um possível terremoto

    Felipe Souzada CNN , em São Paulo

    O alerta de terremoto emitido na madrugada desta sexta-feira (14) não foi gerado pelo Sistema Nacional de Defesa Civil por meio da Interface de Divulgação de Alertas Públicos (IDAP), confirmou o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR).

    Avisos foram enviados para smatphones Android em cidades de São Paulo e no Rio de Janeiro.

    Segundo informações do Ministério, o alerta foi emitido pelo Google que, desde 2020, utiliza uma tecnologia que analisa dados dos smartphones, que detectam possíveis tremores de terra devido a movimentação registrada pelos aparelhos.

    O sistema cruza informações de diversos aparelhos em uma mesma área para estimar a ocorrência de abalos sísmicos e enviar notificações aos usuários próximos. O alerta enviado hoje, no entato, estava incorreto.

    “A Defesa Civil Nacional mantém sua estratégia de comunicação utilizando os canais oficiais já conhecidos pela população, garantindo informações seguras e confiáveis”, diz o Ministério em nota.

    Alerta de terremoto

    Na madrugada desta sexta-feira (14), moradores dos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro receberam um alerta de um possível terremoto de magnitude de até 5,5.

    As defesas civis de São Paulo e do Rio de Janeiro informaram que não houve registro de nenhum terremoto na região.

    CNN apurou que os órgãos oficiais de monitoramento de desastres ficaram incomodados com o alerta do Google, uma vez que a ferramenta chamada de “cell broadcast” poderia perder a credibilidade, pois passou a ser mais explorada nos últimos meses.

    O comando da Defesa Civil de São Paulo questionou o Google sobre o alerta enviado.

    O Google enviou um posicionamento sobre o envio do alerta. Leia a nota abaixo na íntegra: 

    “O Sistema Android de Alertas de Terremoto é um sistema complementar que usa celulares Android para rapidamente estimar vibrações de terremotos e oferecer alertas para as pessoas. Ele não foi desenhado para substituir nenhum outro sistema de alerta oficial. Em 14 de fevereiro, nosso sistema detectou sinais de celulares em localização próxima ao litoral de São Paulo e disparou um alerta de terremoto aos usuários na região. Nós desativamos prontamente o sistema de alerta no Brasil e estamos investigando o ocorrido. Pedimos desculpas aos nossos usuários pelo inconveniente e seguimos comprometidos em aprimorar nossas ferramentas”. 

    Tópicos