Brasil já registrou 135 acidentes aéreos em 2024
Os dados já consideram a queda da aeronave em Vinhedo, nesta sexta-feira (9), onde 62 pessoas morreram
O Brasil já registrou 135 ocorrências de acidentes aéreos em 2024, é o que diz o site Rede de Segurança da Aviação (ASN), da Flight Safety Foundation, uma organização internacional dedicada à segurança da aviação.
Segundo a base de dados do site, 110 pessoas morreram no Brasil esse ano em decorrência de acidentes aéreos.
Os dados já consideram o acidente aéreo em Vinhedo, nesta sexta-feira (9), onde 62 pessoas morreram. Esse é o maior desastre aéreo em questão de vítimas registrado neste ano, sendo a Flight Safety Foundation.
O acidente deixou 62 pessoas mortas – sendo 58 passageiros e quatro tripulantes. Inicialmente, a Voepass informou que 62 pessoas estavam a bordo. Posteriormente, passou a divulgar a lista com 61 ocupantes. Neste sábado (10), a companhia voltou a informar que 62 pessoas morreram na queda do avião em Vinhedo (SP).
Das 135 ocorrências de 2024, 26 registraram fatalidades. Se considerado o mesmo período de 2024, o ano de 2023 ainda supera o número de acidentes com 148 registros.
No mundo todo, o site computou 2.963 ocorrências e 819 fatalidades em 2024.
Relembre alguns acidentes no Brasil em 2024:
Queda de avião deixa 62 mortos em Vinhedo (SP)
[cnn_galeria active=”false” id_galeria=”9646707″ title_galeria=”Queda de avião em Vinhedo (SP)”/]
Um avião da Voepass, antiga Passaredo, caiu no início da tarde desta sexta-feira (9) em Vinhedo, no interior de São Paulo.
A Voepass informou que o avião tinha 62 pessoas a bordo, sendo 58 passageiros e quatro tripulantes. A Prefeitura de Valinhos (SP), que participa das operações de resgate, informa que não há sobreviventes. Não se sabe, por enquanto, se houve vítimas em solo.
O voo 2283 saiu de Cascavel (PR) e iria para Guarulhos. O avião acidentado, prefixo PS-VPB, é um ATR 72-500, cuja capacidade total é de 74 pessoas, sendo 68 passageiros.
Avião de pequeno porte cai e deixa 3 mortos no interior de SP
Um avião de pequeno porte caiu após decolar na zona rural da cidade de Birigui, no interior de São Paulo, no sábado (3).
Três vítimas foram encontradas mortas e carbonizadas dentro do monomotor.
Segundo o Corpo de Bombeiros, 13 equipes foram acionadas para a ocorrência próximo ao quilômetro cinco da rodovia Senador Teotônio Vilela. A corporação afirmou que o fogo foi extinto e que será feita uma perícia pelos órgãos competentes.
Avião faz pouso de emergência em Natal e 30 são socorridos
Um avião da companhia Air Europa precisou fazer um pouso de emergência, na madrugada do dia 1º de julho, no aeroporto de Natal, capital potiguar. A Secretaria de Estado da Saúde Pública informou à CNN que 30 pessoas que estavam no voo foram socorridas.
O Boeing 787-9 Dreamliner havia saído de Madri, na Espanha, e tinha como destino a capital do Uruguai, Montevidéu. A aterrissagem foi necessária após a aeronave enfrentar uma turbulência intensa. Havia 325 passageiros a bordo.
Avião de pequeno porte da PF cai no aeroporto da Pampulha
Um avião de pequeno porte caiu no acesso ao aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte(MG), no dia 6 de março. Segundo o Corpo de Bombeiros, duas pessoas morreram carbonizadas e outra foi socorrida com vida.
Helicóptero cai na Grande São Paulo e deixa ao menos sete vítimas
Um helicóptero caiu na tarde de terça-feira, 20 de fevereiro, em Barueri, na Grande São Paulo, e deixou ao menos sete vítimas. Três delas estão em estado grave, segundo a Polícia Militar.
O piloto foi resgatado entre as ferragens e levado de helicóptero ao Hospital das Clínicas de São Paulo. Ele teve uma fratura no fêmur. Os outros seis feridos foram levados para o PS Central de Barueri.
Queda de avião matou sete pessoas em MG
Sete pessoas morreram em um acidente aéreo na manhã de domingo, 28 de janeiro, na cidade de Itapeva, interior de Minas Gerais. O avião decolou do Aeroporto Campo dos Amarais, em Campinas, no interior de São Paulo. O destino era a cidade de Belo Horizonte, capital mineira.
Helicóptero com 4 pessoas cai na cidade mineira de Capitólio
Um helicóptero com quatro pessoas caiu em uma represa na cidade de Capitólio, em Minas Gerais, na manhã de terça-feira, 2 de janeiro. No local, o Corpo de Bombeiros recuperou o corpo de um homem. As outras três vítimas foram resgatadas e levada para hospitais da região.