Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Bombeiros resgatam oito pessoas durante alagamento em Goiânia

    Governo de Goiás emite alerta para 62 municípios devido às fortes chuvas que devem atingir o estado

    João Rosada CNN

    O Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO) realizou o resgate de oito pessoas que ficaram ilhadas após fortes chuvas causarem um alagamento na Rua Antônio Conselheiro, em Goiânia.

    Entre os resgatados estavam um casal de idosos que não conseguiu sair de casa a tempo, quando o nível da água subiu rapidamente, chegando a 1,5 metro dentro das residências.

    Além disso, cinco pessoas de uma mesma família foram socorridas após a água invadir completamente sua casa. Eles foram levados para um local seguro.

    Apesar da situação de risco, alguns moradores optaram por permanecer em suas residências, autorizando apenas o resgate de uma criança de oito anos, que foi entregue em segurança à mãe.

    As vítimas que foram resgatadas pelos bombeiros buscaram abrigo em casas de parentes e vizinhos não atingidos pela enchente. As buscas foram concluídas sem o registro de mais vítimas.

    Governo emite alerta

    O Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) informou que a previsão é de chuvas intensas, com acumulados de até 55 milímetros em algumas regiões do estado. Por conta das tempestades, o governo de Goiás emitiu um alerta de risco para 62 municípios.

    De acordo com o governo, o monitoramento dessas áreas está sendo realizado em conjunto pelo Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Gabinete de Políticas Sociais. Por causa da ameaça de enchentes, foi lançada a operação “Goiás Alerta e Solidária”, voltada para a assistência às regiões afetadas.

    A maioria das cidades sob risco está localizada nas regiões Norte, Nordeste e Centro de Goiás, onde o Cimehgo prevê um acumulado mínimo de precipitação de 1.000 mm nos próximos meses.

    A operação, que se estenderá até fevereiro de 2025, prevê o mapeamento de áreas de risco, distribuição de donativos, manutenção de estradas, monitoramento constante da Defesa Civil, além de campanhas de conscientização e visitas técnicas às prefeituras.

    Além disso, o governo está promovendo uma campanha de vacinação nas cidades afetadas, com o objetivo de prevenir doenças transmissíveis pela água, como leptospirose e hepatite.

    O Cimehgo também informou a previsão do tempo para os próximos dias em várias regiões do estado. No Leste, as temperaturas devem variar entre 17°C e 30°C; no Norte, entre 23°C e 32°C; no Oeste, entre 23°C e 33°C; no Centro e Sul, entre 19°C e 30°C; o sudoeste deve variar entre 18°C e 30°C.

    Veja a lista das cidades em alerta:

    Abadiânia
    Adelândia
    Água Fria de Goiás
    Águas Lindas de Goiás
    Alto Paraíso de Goiás
    Alvorada do Norte
    Aparecida de Goiânia
    Aruanã
    Avelinópolis
    Barro Alto
    Bonópolis
    Buriti de Goiás
    Cabeceiras
    Cachoeira Dourada
    Cavalcante
    Ceres
    Crixás
    Divinópolis de Goiás
    Faina
    Flores de Goiás
    Formosa
    Formoso
    Goianápolis
    Goianésia
    Guarani de Goiás
    Heitoraí
    Hidrolândia
    Hidrolina
    Iaciara
    Ipameri
    Israelândia
    Itapaci
    Itapuranga
    Itauçu
    Jussara
    Luziânia
    Mara Rosa
    Mimoso de Goiás
    Monte Alegre de Goiás
    Mutunópolis
    Niquelândia
    Novo Gama
    Novo Planalto
    Padre Bernardo
    Palmeiras de Goiás
    Piranhas
    Porangatu
    Porteirão
    Posse
    Rialma
    Santa Fé de Goiás
    Santa Tereza de Goiás
    Santo Antônio de Goiás
    São Domingos
    Simolândia
    Teresina de Goiás
    Trombas
    Uirapuru
    Uruana
    Uruaçu
    Vila Propício

    Tópicos