Bombeiros dobram quantidade de militares nas ruas devido às chuvas no RJ
Previsão é de grandes acumulados de chuva no Rio entre hoje (21) e domingo (24)
O Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro (CBMERJ) atuará com o dobro de militares em preparação às fortes chuvas previstas para os próximos dias. Os comandantes ficarão de prontidão, a partir desta quinta-feira (21), junto com a tropa para uma resposta ágil de possíveis ocorrências nas regiões Serrana, Sul, Norte e Baixada Fluminense.
Segundo informações dos bombeiros, até a data desta quarta-feira (20), o CBMERJ já havia atendido 766 ocorrências de deslizamentos, desabamentos, inundações e alagamentos relacionadas às chuvas no estado, com um pico de 648 chamados em janeiro deste ano.
O secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Leandro Monteiro, disse à CNN estarem a postos, preparados para agir com força total, caso o cenário de risco se confirme.
“Todos os recursos do CBMERJ estão à disposição da população fluminense”, afirmou o coronel.
Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais do Rio de Janeiro (Cemaden-RJ), nesta quinta-feira, ocorrerão pancadas de chuva moderada à forte em todo o estado.
A chegada de uma frente fria, entre a noite de quinta e a madrugada de sexta-feira (22), provocará chuvas moderadas a muito fortes a qualquer hora, acompanhadas de raios e rajadas de ventos moderados a fortes, gerando altos acumulados até o próximo domingo (24).
O governador Cláudio Castro destacou nas ações de prevenção às chuvas em todo o estado “investimentos mais de R$ 3 bilhões”, afirmou.
“Somente no Corpo de Bombeiros foi destinado cerca de R$ 1 bilhão em equipamentos, viaturas e maquinários. O efetivo da Defesa Civil está pronto para atuar e proteger vidas”, concluiu Castro.