Bombeiros ainda combatem incêndio no Parque Estadual do Juquery, na Grande SP
Chamas atingiram o parque neste domingo e já devastaram mais de 60% de sua área total; 'chuva de fuligem' chegou até a capital
- 1 de 7
Incêndio consome parte do Parque Estadual do Juquery, na Grande São Paulo; chamas começaram no domingo (22) • Roberto Costa / Código 19 / Estadão Conteúdo (23.ago.2021)
- 2 de 7
Vista do Parque Estadual Juquery, na cidade de Franco da Rocha, na Grande São Paulo; há fumaça e focos de incêndio no local • Roberto Costa / Código 19 / Estadão Conteúdo (23.ago.2021)
- 3 de 7
Focos de incêndio no Parque Estadual do Juquery, na Grande São Paulo; bombeiros ainda trabalham no combate às chamas • Roberto Costa / Código 19 / Estadão Conteúdo (23.ago.2021)
-
- 4 de 7
Helicóptero ajuda no combate às chamas no Parque Estadual do Juquery, na Grande São Paulo • Roberto Costa / Código 19 / Estadão Conteúdo (23.ago.2021)
- 5 de 7
Bombeiros ainda combatem incêndio no Parque Estadual do Juquery, na Grande São Paulo • Roberto Costa / Código 19 / Estadão Conteúdo (23.ago.2021)
- 6 de 7
Equipe que combate o fogo no Parque Estadual do Juquery, a maior reserva do cerrado da região metropolitana da cidade de Franco da Rocha, SP • Orlando Junior / Estadão Conteúdo (22.ago.2021)
-
- 7 de 7
Vista do Parque Estadual Juquery, na cidade de Franco da Rocha, na Grande São Paulo; há fumaça e focos de incêndio no local • Reprodução / Instagram Prefeitura de Franco da Rocha
O Corpo de Bombeiros ainda combate focos de incêndio no Parque Estadual do Juquery, em Franco da Rocha, na Grande São Paulo, na tarde desta segunda-feira (23).
O fogo no parque começou neste domingo (22) por volta das 9 horas e já consumiu mais de 60% do local. Nesta segunda, uma nova operação, que conta com o apoio do helicóptero Águia da Polícia Militar, foi desencadeada para conter os focos. Ao todo, cerca de 70 bombeiros participam da ação.
Segundo a prefeitura de Franco da Rocha, as chamas começaram após a queda de um balão no parque. O tempo seco na região também contribuiu para a propagação das chamas. Uma “chuva de fuligem” atingiu a capital neste domingo.
De acordo com a prefeitura, a contenção das chamas continua nesta segunda até que todos os focos de incêndio possam ser apagados.
Segundo o Corpo de Bombeiros, da meia-noite desta segunda até às 13h35, a corporação foi acionada 213 vezes para ocorrências de fogo em mato. Franco da Rocha, na Grande SP, o pico do Jaraguá, na capital, e o bairro da Cidade Tiradentes, na zona leste, estão entre locais que mais receberam relatos de incêndios.
Prisões de suspeitos de soltar balões
De acordo com a secretaria da Segurança Pública de São Paulo (SSP), onze homens foram detidos neste domingo (22), suspeitos de terem soltado balões em diversas regiões do estado. Sete foram levados à Delegacia de Franco da Rocha – um homem de 44 anos confessou os fatos, foi preso em flagrante e solto após pagamento de fiança. Os demais foram ouvidos e liberados.
O caso foi registrado como fabricar, vender, transportar ou soltar balões. Em Itaquaquecetuba, três homens são investigados após guardas municipais encontrarem artefatos utilizados na soltura e confecção de balões em diversos veículos, no Jardim Mônica.
Em Jacareí, a Polícia Militar Ambiental deteve um homem, de 37 anos, flagrado cordas no local de uma queda de balão. O material foi apreendido e caso encaminhado para o 1º DP da cidade para esclarecimento dos fatos.
*Com informações de Henrique Andrade e Carolina Figueiredo, da CNN, em São Paulo