Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Money

    Bolsa volta à volatilidade com demora na indicação da política econômica de Lula

    Apresentado por Thais Herédia e Priscila Yazbek, o CNN Money apresenta um balanço dos assuntos do noticiário que influenciam os mercados e as finanças

    CNN

    Já faz algumas semanas que a Bolsa brasileira tem se descolado dos mercados internacionais: enquanto lá fora a crise derruba índices e moedas, o movimento aqui era o contrário, com fortalecimento do real ante o dólar e pregões positivos do Ibovespa.

    Até a última semana pós segundo turno foi vista como uma verdadeira lua de mel quanto à eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ainda que a Faria Lima tenha deixado claro a predileção pelo adversário derrotado Jair Bolsonaro (PT).

    Agora, porém, o cenário é outro. Os sinais que balizam as decisões dos gestores de investimentos estão emergindo e é muito difícil se esquivar deles. A coordenação da transição de governos está confusa e, principalmente, difusa, com muitas pessoas falando, muitos porta-vozes diferentes e várias soluções postas à mesa para lidar com o Orçamento de 2023 — nenhuma delas sugerida com convicção o bastante para garantir uma certa estabilidade no período entre-governos.

    A crítica recai sobre como a equipe de transição do presidente eleito Lula não parece ter nada decidido, embora a situação e a necessidade de alargar o Orçamento já sejam conhecidas há meses. Além disso, a pressão política de colocar Fernando Haddad (PT) à frente do Ministério da Economia não agrada em nada o mercado, que estava adoçado pela possibilidade de Henrique Meirelles indicar o caminho a Lula sobre a escolha de um perfil de gestor à altura das necessidades do país.

    O estresse na Bolsa visto na última segunda-feira é exemplo de como o mercado está reagindo à demora em indicar como se dará a política econômica do governo Lula. Ao mesmo tempo, investidores estrangeiros se mostram — e se provam — dispostos a vir para o Brasil, um movimento que em muito desagrada os agentes locais.

    No episódio desta terça-feira (8), o CNN Money discute as pressões políticas sobre a economia e o que a volta da Bolsa ao padrão internacional de alta volatilidade pode indicar para o futuro do país.

    Apresentado por Thais Herédia e Priscila Yazbek, o CNN Money apresenta um balanço dos assuntos do noticiário que influenciam os mercados, as finanças e os rumos da sociedade e das dinâmicas de poder no Brasil e no mundo.

    *Publicado por Tamara Nassif