Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Blocos de rua homenageiam Gal Costa no primeiro Carnaval após restrições da pandemia

    Cortejos pretendem levar as músicas de Gal para as ruas da cidade de São Paulo em desfiles consagrados com referências à cantora

    Giovanna Bronzeda CNN

    em São Paulo

    Gal Costa morreu no dia 9 de novembro de 2022, porém, uma das maiores vozes da MPB continuará viva e eternizada por blocos de rua que vão desfilar no Carnaval de São Paulo em 2023. Além de homenagens de cortejos já consagrados, outros blocos são feitos com o intuito de levar as músicas de Gal para as ruas da cidade durante a festa.

    O Acadêmicos do Baixo Augusta, um dos mais tradicionais do Centro de São Paulo, terá o tema “Atentos e Fortes”, em referência à música “Divino Maravilhoso”, escrita por Caetano Veloso e eternizada na voz de Gal em seu primeiro disco, lançado em 1969.

    Wilson Simoninha, sambista, filho de Simonal e um dos participantes do cortejo, contou à CNN que uma característica do bloco é sempre prestar uma homenagem para uma personalidade icônica do Brasil. Em 2020, a escolhida foi Elza Soares. Para 2023, é a vez de Gal Costa.

    “A Gal sempre teve uma relação na sua carreira com o Carnaval”, explica Simoninha. “Foi uma forma também da gente juntar as duas coisas: a grande e maravilhosa artista que é a Gal e essa relação dela com o Carnaval”.

    Para o desfile deste ano, que ocorre na Av. Paulista com a Consolação no domingo (12), o Acadêmicos do Baixo Augusta convidou o Olodum, as cantoras Céu e Marina Senna, além de Sophie Charlotte, que interpreta Gal na cinebiografia da artista. No repertório, terá Divino Maravilhoso e outras músicas que ficaram imortalizadas na voz de Gal.

    Tarado Ni Você nasceu para ser um bloco em homenagem ao Caetano Veloso. No entanto, em 2023, a homenageada será uma das maiores parceiras do cantor baiano.

    Mari Santos, cantora do bloco, disse que o objetivo era trazer uma imagem propositiva, de reconstrução e de valor à vida para o Carnaval deste ano. “A morte da Gal Costa foi um baque absurdo e uma perda inestimável para a cultura do Brasil. A gente sentia que Gal representava todo esse Brasil que pensamos para o futuro e que não podemos esquecer”, conta. O tema é “Gogóia”, em referência à música “Fruta Gogóia”, gravada na voz de Gal.

    O cortejo Pagu, feito apenas por e para representar mulheres, também escolheu Gal Costa para o tema de 2023. Mariana Bastos, uma das idealizadoras e organizadoras do bloco, disse à CNN que, após a morte de Gal, elas não podiam deixar de homenageá-la neste ano. “Ela foi uma artista um legado imensurável”.

    Pagu sempre conta com músicas de cantoras icônicas no repertório, mas é a primeira vez que homenageará uma única figura. Neste ano, o tema é “Divinas Maravilhosas”, em referência à música “Divino Maravilhoso”. A cantora Ana Cañas participa do bloco, que terá figurinos para que as integrantes do cortejo representam cada uma das fases de Gal Costa.

    Em São Paulo, também existem que foram criados com o objetivo de homenagear Gal em todo desfile, não apenas em um cortejo temático. O Bloco do Prazer faz referência à música de mesmo nome e surgiu em 2018, após os organizadores notarem que o Carnaval paulistano precisava de um inspirado por Gal Costa, pois já existem Tarado Ni Você, Explode Coração (para Maria Bethânia) e Filhos de Gil (para Gilberto Gil).

    Em entrevista à CNN, Francisco, um dos idealizadores do Bloco do Prazer, conta que o desejo de criar o cortejo veio exatamente por não ter até então nenhum que se dedicasse completamente à cantora. Foi então criado o bloco com o repertório composto por músicas gravadas pela Gal.

    “Para esse ano, vamos fazer o cortejo em homenagem especial e vamos continuar homenageando todo o repertório dela, com o tema para reforçar todos os adjetivos que representam Gal”, conta. O tema do Bloco do Prazer deste ano é “Eterna Profana Divina e Maravilhosa”, em referência à Gal ser eterna e às músicas “Vaca Profana” e “Divino Maravilhoso”.

    Em 2023, também estreará o bloco Gal ToTal. Zu Laiê explicou que o cortejo foi criado por um coletivo de mulheres que também canta no Samba Bruta Flor, mas que procurava no Carnaval um espaço acolhedor para crianças, mulheres e pessoas mais velhas.

    A escolha do tema do bloco teve que ser feita para finalizar a inscrição em novembro de 2022. Após a morte de Gal, o cortejo feminino decidiu homenageá-la. “Quando a Gal passou [deste plano para outro], muita gente me mandou mensagem porque sabiam da minha relação pessoal com Gal, do quanto ela era importante para mim”, diz.

    “Então tomei essa decisão com as meninas, de fazer a homenagem em formato de bloco”.“A Gal é fundamental para compreender o Brasil dos pontos de vista estético, musical, histórico, artístico e geográfico”, explica Zu Laiê.

    No repertório, o bloco feminino coloca diversas músicas gravadas pela cantora baiana. O diferencial é que o bloco fica parado em uma praça, para que crianças e idosos possam acompanhar a festa.

    O pré-Carnaval de São Paulo começa neste sábado (11) e ocorre também neste domingo (12). O Carnaval é entre 18 e 21 de fevereiro, enquanto o pós acontecerá nos dias 25 e 26. A programação completa está no site da Prefeitura de São Paulo.