Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Baleia-franca e filhote são flagrados em aparição rara no litoral do Rio de Janeiro; veja

    Registro foi feito nesta quinta-feira (27), na Praia de São Conrado, zona sul do Rio. Segundo o Instituto Mar Urbano, a espécie não era flagrada tão perto das praias cariocas há mais de 7 anos

    Cleber Rodriguesda CNN , Rio de Janeiro

    Em uma aparição rara no litoral do Rio de Janeiro, uma baleia-franca foi flagrada nadando ao lado de um filhote na Praia de São Conrado, zona sul do Rio de Janeiro.

    O registro impressionante foi feito pelo fotógrafo profissional Humberto Badine, na quinta-feira (27), e as imagens viralizaram nas redes sociais.

    “Deus conceda proteção ao nosso planeta, consciência humana. Isso é lindo demais e não podemos deixar ser destruído”, escreveu uma internauta.

    “Que registro sensacional. Inverno no Rio com vida marinha abundante”, comentou um seguidor do fotógrafo.

    Em entrevista à CNN, Badine disse que já havia fotografado o animal marinho na Bahia, mas considerou o registro no Rio mais surpreendente pelas condições do tempo, que colaboraram para o flagra do momento maternal.

    “Eu tinha ido a uma reunião e levei o meu drone. E aí, ao fim do compromisso, voltei pela praia. No caminho, tinha uma senhora fotografando a baleia. Aí parei o carro na hora, subi o drone e consegui filmar. Foi muito emocionante porque ela estava com o filhote e deu para fazer imagens lindas”, contou Badine.

    Famoso por registrar imagens paradisíacas, o fotógrafo de 31 anos não titubeia ao escolher a cena como a mais emocionante da carreira.

    Veja o momento capturado pelo fotógrafo Humberto Badine

    “Vai ser difícil superar essa porque é um momento extraordinário. Consegui um take mostrando a Pedra da Gávea, para valorizar a nossa cidade. Com certeza foi o vídeo mais incrível que eu já fiz”, comemora.

    Registro raro

    Segundo o biólogo Ricardo Gomes, do Instituto Mar Urbano, a espécie não era flagrada tão perto das praias cariocas há mais de 7 anos.

    “A população delas está em declínio”, contou. “Tudo indica que mãe e filhote são as mesmas baleias que foram registradas na segunda-feira nas Ilhas Cagarras [também no estado do Rio de Janeiro]. Então elas estão circulando pelo litoral”.

    As baleias-francas são cetáceos de grande tamanho, podendo atingir, segundo registros históricos, mais de 17 metros de comprimento nas fêmeas e pouco menos nos machos.

    As fêmeas adultas, segundo registros, podem chegar a pesar mais de 60 toneladas, enquanto para os machos pesos acima de 45 toneladas não são incomuns.

    Embora a aparição chame a atenção pela beleza, o biólogo Ricardo Gomes alerta sobre a importância de manter distância das baleias, para não atrapalhar a reprodução, que diminui o risco de extinção da espécie.

    Para proteger as baleias e impedir a perseguição dos cetáceos, a mestra em ciências ambientais Liliane Lodi desenvolveu um manual chamado “Boas práticas para observação de cetáceos na cidade do Rio de Janeiro”, que oferece dicas de observação dos animais.

    Tópicos