Aviões com passageiros colidem em solo no aeroporto de Congonhas; veja imagens
Dois voos precisaram ser cancelados após o incidente; ninguém ficou ferido
Dois aviões com passageiros colidiram em solo no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, na tarde desta segunda-feira (29). Segundo a gestão do aeroporto, ninguém ficou ferido.
De acordo com a Aena, operadora do terminal, o episódio aconteceu durante um procedimento de taxiamento, após uma falha no equipamento de “pushback”.
O procedimento em questão ocorre quando um avião é rebocado desde a porta de embarque até a posição de decolagem. A técnica geralmente é operada por empresas contratadas pelas próprias companhias aéreas. Veja vídeo abaixo.
Uma das aeronaves envolvidas no incidente pertence a GOL e tinha como destino Florianópolis, Santa Catarina.
Em nota, a companhia informou que houve um contato entre a ponta da asa do outro avião envolvido no incidente com a cauda da aeronave da empresa, que seguiu para manutenção.
Após o ocorrido, os passageiros foram reacomodados em outra aeronave para seguirem viagem, segundo a companhia.
A LATAM, responsável pela outra aeronave envolvida na colisão, comunicou em nota que o avião da empresa havia acabado de pousa, vindo do Rio de Janeiro, quando ocorreu o incidente. Segundo a empresa, a aeronave foi recolhida para manutenção. A companhia investiga o caso.
Ambas as companhias aéreas informaram que as tripulações desembarcaram normalmente e em total segurança após o incidente.
Por conta da colisão entre os aviões, dois voos da LATAM, precisaram ser cancelados nesta segunda-feira.
Ainda em nota, a companhia garantiu que ofereceu a assistência necessária aos passageiros dos voos interrompidos e que eles foram acomodados em outras aeronaves do grupo, conforme disponibilidade.