Avião da Azul faz pouso de emergência em Salvador; ouça aviso da tripulação
Companhia diz que houve “pedido de prioridade de pouso" em razão de "questões técnicas"; ouça aviso sobre o procedimento
Um avião da Azul que fazia um voo entre Recife (PE) e Rio de Janeiro (RJ) precisou fazer um pouso de emergência em Salvador (BA) na madrugada desta segunda-feira (30). Uma passageira que estava a bordo relata que houve “desespero” na cabine após o anúncio feito pela tripulação.
A companhia nega ter havido pouso de emergência, e sim um pedido de “prioridade para pouso”. Mesmo assim, a CNN teve acesso a um aviso emitido pela tripulação no qual foi informado sobre o procedimento emergencial (veja abaixo o posicionamento da empresa).
Ouça o aviso sobre o pouso de emergência:
“O comandante informa que faremos um pouso de emergência dentro de, aproximadamente, 15 minutos. A tripulação está treinada para enfrentar qualquer situação de emergência. Coloque o encosto da sua poltrona na posição vertical, ajuste firmemente o cinto de segurança e recolha a mesa. Agora, retire seus óculos, fone de ouvido, sapatos de salto e objetos pontiagudos e coloque no bolsão da poltrona à sua frente”, diz o aviso feito aos passageiros.
Durante os minutos que antecederam o pouso em Salvador, a passageira relata momentos de tensão na aeronave. “Ficamos todos ali em alerta, orando, crianças chorando… um momento de muita tensão”, diz Stefanny Lopes, que estava no voo.
Ao pousar, a aeronave estava em uma área mais afastada do aeroporto de Salvador, onde havia equipes do Corpo de Bombeiros.
O que diz a Azul
Em nota, a Azul informou que a mudança no local de pouso ocorreu por “questões técnicas”. Não foi detalhado qual problema ocorreu no voo.
“A companhia esclarece que não houve pouso de emergência, e sim pedido de prioridade de pouso (pan-pan, no jargão técnico), com adoção de medidas de emergência preventivas na cabine da aeronave, orientadas pela Tripulação. O pouso aconteceu em segurança e os Clientes desembarcaram normalmente.”
“A companhia destaca que os clientes estão recebendo toda assistência necessária, conforme prevê a resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), e serão reacomodados em outros voos e num voo extra da companhia hoje à noite. A Azul lamenta eventuais transtornos causados e reforça que ações como essa são preventivas e necessárias para garantir a segurança de suas operações, valor primordial para a companhia”, acrescentou.
* Sob supervisão