Sobe para 5 o número de mortos após temporais no Rio Grande do Sul
Quinta vítima era uma mulher de 67 anos que estava dentro de uma casa alagada; total de óbitos no Sul chega a 8
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul informou no início da tarde desta terça-feira (21) que subiu para cinco o número de pessoas mortas no estado em consequência de temporais.
Segundo o governador Eduardo Leite (PSDB), a quinta vítima fatal era uma mulher de 67 anos, que foi encontrada morta dentro de uma casa alagada em Eldorado do Sul (a cerca de 50 quilômetros de Porto Alegre). As outras vítimas estavam nas cidades de Gramado e Vila Flores, na serra gaúcha, e em Giruá, no norte do estado.
Até a noite de segunda-feira (20), de acordo com o governo gaúcho, o estado tinha 63 feridos, além de 3.737 pessoas desabrigadas e 13.264 desalojadas. Ao todo, 158 municípios foram atingidos.
Em Santa Catarina, até o momento, foram confirmadas três mortes. Com isso, o total de óbitos na região Sul em decorrência das fortes chuvas chegou a oito.
A região Sul tem sido fortemente atingida pelos temporais dos últimos dias. Em Porto Alegre (RS), o nível do rio Guaíba chegou a 3,44 metros, segundo dados da Defesa Civil. A marca é a mais alta registrada em 82 anos de história.
Também nesta terça-feira (21), o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB) decretou situação de emergência na capital em decorrência das enchentes.
A região mais afetada da capital gaúcha foi o bairro Arquipélago. Mais de 900 pessoas já tiveram que ser resgatadas de suas casas pela Defesa Civil até essa terça. Mais de 100 pessoas precisaram ir para abrigos organizadora pela Prefeitura. De acordo com relatos, os moradores da região das ilhas estão sem energia elétrica e água potável. Alguns montaram barracas na beira da estrada para não saírem do perímetro de suas residências.
A situação pode se agravar ainda mais nos próximos dias. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de tempestade para hoje e amanhã (22) em áreas de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. O volume total de chuva pode ser chegar a 100 milímetros em 24 horas, com ventos de até 100 km/h e queda de granizo.
Na quarta, as chuvas também devem atingir o Paraná, ainda de acordo com o Inmet.
⚠️ #Atenção: Previsão de tempestade, hoje (21) e amanhã (22), em áreas de SC e RS. O volume total de chuva pode ser chegar a 100 milímetros (mm) em 24h, com ventos de até 100 km/h e queda de granizo.
🟠 Confira o aviso laranja 👉 https://t.co/FongeC8irL
#tempestade #previsão pic.twitter.com/AT4tJQ66qS
— INMET (@inmet_) November 21, 2023
Tornados
De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, cinco tornados atingiram o estado neste mês.
Os tornados são classificados de acordo com a escala Fujita e têm seis divisões. A mais leve causa danos brandos e os ventos não passam de 116 km/h. Por outro lado, na classificação mais forte, os ventos podem ultrapassar 500 km/h.
Segundo a Defesa Civil catarinense, a velocidade dos ventos estimada pelo radar no Morro da Igreja, no Parque Nacional de São Joaquim, superou a escala de 30 m/s, ou seja, ficaram acima dos 100 km/h.
(Publicado por Fábio Munhoz. Com informações de Isadora Aires, da CNN, em Porto Alegre)