Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Atriz Lilia Cabral é tietada após tentativa de golpe pelo WhatsApp; veja as mensagens

    Golpista enviou mensagem à atriz se passando pela filha dela; "Sou seu fã", escreveu o criminoso

    Da CNN

    A atriz Lilia Cabral passou por uma situação inusitada após sofrer uma tentativa de golpe pelo WhatsApp. O fato foi relatado nesta semana pela filha da artista, a também atriz Giulia Bertolli.

    Giulia postou no Instagram dois prints de uma conversa pelo WhatsApp no qual o golpista se passava por ela para entrar em contato com Lilia Cabral.

    Veja as mensagens enviadas:

    Após tentar dar golpe pelo WhatsApp, estelionatário disse ser fã da atriz Lilia Cabral
    Após tentar dar golpe pelo WhatsApp, estelionatário disse ser fã da atriz Lilia Cabral / Reprodução

    Utilizando um número com DDD do Rio de Janeiro, o estelionatário, fingindo ser a jovem, disse à atriz que havia trocado de número. “Boa tarde, mãe. Adiciona meu novo número. Estou passando meus contatos pessoais para esse número”, escreveu o golpista.

    Lilia Cabral percebeu que a mensagem não havia sido enviada pela filha e, nove minutos depois, respondeu: “É golpe.” O golpista, então, escreve: “É você mesmo? Sou seu fã. Me envia um áudio.”

    Na postagem em que mostrou a tentativa de golpe, Giulia escreveu: “Quando você é filha de famosa e até o golpista é fã da sua mãe.” A publicação foi compartilhada no perfil de Lilia Cabral.

    A atriz Marina Ruy Barbosa comentou na postagem de Giulia Bertolli e perguntou se a mãe dela havia mandado o áudio ao golpista. “Não enviou”, disse a filha.

    Como os golpistas obtêm os números

    No mês passado, em entrevista à CNN, o especialista em tecnologia Arthur Igreja afirmou que há duas principais maneiras pelas quais os criminosos obtêm os contatos das vítimas.

    Uma delas é quando há vazamento de dados. A outra, quando um telefone é roubado e o criminoso tem acesso à agenda de contatos da vítima.

    Uma dica frequente para evitar cair em golpes é desconfiar de pedidos de dinheiro feitos por mensagens e só fazer transferências após a confirmação de que a pessoa conhecida é, de fato, quem está fazendo o pedido.

    Tópicos