Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Ato de 7 de Setembro será “grande festa cívica” em clima de paz, diz Aras

    Secretaria de Segurança Pública do DF ampliou as medidas para garantir mais segurança durante os atos em Brasília

    Gabriel Hirabahasida CNN

    Brasília

    O procurador-geral da República, Augusto Aras, disse, nesta terça-feira (6), que a comemoração dos 200 anos de Independência no feriado de 7 de Setembro será uma “grande festa cívica de todos os brasileiros em clima de paz e harmonia”.

    Durante sessão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), quando foi firmado um acordo de cooperação técnica com o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Aras disse que em 2021 o feriado foi “pacífico” e que neste ano, assim o será novamente.

    “Nós ampliamos muito a integração do Conselho Nacional do Ministério Público com o CNJ. Isso se fez, inclusive, em 2021, quando asseguramos um 7 de Setembro pacífico, como haveremos de viver amanhã também com uma grande festa cívica de todos os brasileiros em clima de paz e harmonia. Este é um trabalho conjunto”, disse Aras.

    Apesar da declaração do procurador-geral da República, houve preocupação no feriado de 7 de Setembro do ano passado, quando caminhoneiros começaram a ocupar a Esplanada dos Ministérios desde a madrugada, causando receio no Supremo Tribunal Federal de que esses veículos poderiam ser usados e alguma eventual agressão contra a sede do STF.

    Neste ano, a Secretaria de Segurança Pública do DF ampliou as medidas para garantir mais segurança durante os atos em Brasília.

    A Esplanada já está fechada para carros desde a noite de segunda-feira (6). Além disso, haverá snipers e equipes antibombas no local, informou a secretaria em nota, além de um monitoramento nas rodovias para acompanhar caravanas que cheguem ao Distrito Federal.

    No dia do desfile, haverá pontos de revista no acesso ao local e estará proibida a entrada de pessoas com armas, mastros e itens inflamáveis.

    Nesta quarta-feira (7), durante o feriado de 7 de Setembro, o procurador-geral da República Augusto Aras, e sua equipe estarão de plantão, na PGR. O vice-procurador-geral eleitoral, Paulo Gustavo Gonet Branco, estará no Tribunal Superior Eleitoral, também de plantão.