Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Ataques de tubarão no Brasil não estão fora da normalidade, diz especialista

    Pesquisador ainda afirmou que não é possível dizer se houve alguma alteração no ambiente que tenha ocasionado os ataques

    Da CNN

    Em São Paulo

    Após o segundo ataque de tubarão a banhistas na Praia Grande, em Ubatuba (SP), o pesquisador da Unesp Otto Bismark Gadig afirmou em entrevista à CNN que os ataques não estão fora da normalidade, estatisticamente.

    “Estatisticamente, não estamos fora da normalidade. Foi acendido um alerta, e eu acredito que sejam importantes duas frentes de atuação: uma de observação, para monitorar o ambiente; e a outra, fazer uma campanha de educação, para as pessoas entenderem o que está acontecendo. Mas, sinceramente, até o momento não vejo nenhum motivo de preocupação grande”, afirmou Gadig.

    O pesquisador ainda afirmou que não é possível dizer, ainda, se houve alguma alteração no ambiente que tenha ocasionado os ataques de tubarão, mas que a probabilidade de encontrar os animais é maior quando há mais pessoas na água.

    “Ainda não é possível dizer se houve alguma alteração no ambiente ocasionada por uma mudança de grande escala, como a mudança climática. O que está acontecendo agora é que, quanto mais pessoas na água, mais chances de se encontrar tubarões. Tanto que os dois acidentes aconteceram em feriados”, afirmou o pesquisador.

    (Publicado por Evandro Furoni)