Arquiteto brasileiro é premiado em evento em Xangai, na China
Projeto vencedor do OPAL Awards propõe renovação de apartamento abandonado há 12 anos no litoral paulista
O arquiteto Luiz Paulo Andrade, diretor-proprietário do LPAA Arquitetos, foi premiado na OPAL Awards, uma das maiores premiações internacionais de reconhecimento de excelência em design, construção, arquitetura e inovação na indústria imobiliária. A cerimônia de premiação acontece nesta sexta-feira (29), em Xangai, na China.
A cada ano, o júri seleciona três projetos em “Design de Interiores”, “Design Arquitetônico” e “Desenvolvimento de Propriedades” que recompensam coletivamente a excelência em design e criatividade dentro do ambiente construído.
Em 2024, o projeto “Apartamento Garcia”, da LPAA Arquitetos, venceu na categoria “Design de Interiores”, e apresenta uma proposta de renovação do Apartamento Riviera, localizado na cobertura de um edifício na praia da Riviera de São Lourenço, em Bertioga, no litoral de São Paulo.
Construído no início da década de 1990, o imóvel de dois andares, de 550 m2, permaneceu abandonado por mais de 12 anos e agora recebeu uma remodelação de espaços e usos em todos os ambientes.
“O desejo da família era por extremo conforto e lazer com extenso programa de cinco suítes e devidas áreas de serviço, lazer e convivência”, explica o arquiteto. O projeto foi feito na estrutura de uma pequena pousada para comportar 22 pessoas.
Os espaços incluem sauna, churrasqueira, solário, área de estar com televisão e bar e cada uma das suites é composta de casa de casal com beliche e camas auxiliares, de maneira a receber individualmente um casal com filhos.
O espaço gourmet recebeu o desenho de uma porta camarão que oferece a possibilidade de integração completa com um terraço externo e área de piscina. “Procuramos criar um grande espaço integrado tirando partido da vista para o mar e montanha, reposicionamos a piscina para uma orientação solar correta e com a vista para o mar”, diz Andrade.
Porcelanatos recortados em formas orgânicas que foram paginados de maneira a criar uma malha sem limites definidos, foram usados para facilitar o encontro com as formas anguladas do apartamento e criar uma padronização visual e fácil manutenção.
Luiz Paulo Andrade tem 49 anos, é casado e pai de duas meninas — e fora do escritório, costuma jogar polo aquático, esporte que pratica desde os 14 anos, como atleta master, no Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo. Amante de música, artes plásticas e filosofia, Andrade formou o escritório LPAA Arquitetosem 2000 sob os pilares da pluralidade, contexto e matéria, onde atua como diretor criativo.