Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Argentino foragido da Justiça é preso com sistema de reconhecimento facial no RJ

    Homem, com cinco anotações criminais, foi localizado no momento em que caminhava próximo a uma praça de Copacabana

    Rachel Amorimda CNN

    Policiais do Programa Segurança Presente de Copacabana prenderam, na tarde desta terça-feira (2/1), um homem de nacionalidade argentina, condenado pela Justiça em 2020 por furto. Ele foi localizado graças ao sistema de reconhecimento facial instalado na orla do Rio.

    Segundo a polícia, o homem estava caminhando nas proximidades da Praça Almirante Júlio de Noronha, em Copacabana, quando foi identificado pelas câmeras com a tecnologia de reconhecimento facial. Um alerta foi emitido pelo sistema e imediatamente, a localização, inclusive com as imagens do procurado, foi repassada às unidades da PM. Agentes do Segurança Presente que estavam próximos do local realizaram a prisão, minutos após a emissão do alerta.

    O argentino está no Brasil desde 2014 e tem cinco anotações criminais por furto, roubo e tráfico de drogas. A primeira detenção foi em 2016, mas foi a prisão por envolvimento no furto a um supermercado, em Botafogo, o levou a ser condenado, em 2020.

    Esta foi a segunda prisão realizada pelas forças de Segurança Pública do Rio desde o começo do monitoramento das câmeras com a nova tecnologia de análise facial. Na noite do réveillon, a Polícia Militar realizou a prisão de um foragido em Copacabana, na Zona Sul da cidade. Contra ele, havia um mandado de prisão em aberto por tentativa de homicídio.

    A instalação de câmeras na orla da capital com software de reconhecimento facial entrou em funcionamento na praia de Copacabana, Arpoador e Barra da Tijuca, durante os festejos de réveillon de 2024. A ideia é que, ao todo, 112 câmeras com a tecnologia de análise facial sejam instaladas em toda a orla da capital, do Leme à Pedra de Guaratiba.

    Para o carnaval deste ano, há previsão de que o sistema também funcione no entorno do Sambódromo.

    Tópicos