Aprovação de uso da Coronavac pela OMS, crescimento do PIB e mais de 1º de junho
5 Fatos Tarde apresenta as principais notícias do Brasil e do mundo
A liberação para uso emergencial da Coronavac pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e a retomada do PIB (Produto Interno Bruto) ao patamar pré-pandemia estão entre os destaques do 5 fatos Tarde desta terça-feira (1).
CPI da Pandemia
A CPI da Pandemia ouve nesta terça-feira (1), a médica Nise Yamaguchi, oncologista e imunologista, que defende a cloroquina e o chamado “tratamento precoce” para a Covid-19. No início do depoimento na Comissão Parlamentar de Inquérito, ela disse que nunca teve encontros privados com Bolsonaro, mas afirmou ter conversado com o presidente, durante um almoço, sobre o tratamento precoce.
PIB
O PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro cresceu 1,2% no primeiro trimestre deste ano, na comparação com os últimos três meses de 2020. Esse é o terceiro resultado positivo do indicador, depois dos recuos registrados no ano passado, de queda de 2,2% no primeiro trimestre e tombo de 9,2% no segundo trimestre.
Copa América
O presidente Jair Bolsonaro disse nesta terça-feira (1º), que é a favor do Brasil sediar a próxima edição da Copa América, ainda neste mês. A declaração foi feita a apoiadores: “O que depender de mim, de todos os ministros, inclusive o da Saúde, haverá. Protocolo é o mesmo da Libertadores, é o mesmo da sul-americana.”
Pazuello
O presidente Jair Bolsonaro prepara a nomeação do ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, para um cargo no Palácio do Planalto. Segundo quatro fontes ouvidas pela CNN, o mandatário discute acomodar o general da ativa em um cargo comissionado na Secretaria de Assuntos Estratégicos. A apuração é dos analistas Gustavo Uribe e Thais Arbex.
Coronavac
A OMS (Organização Mundial da Saúde) aprovou a Coronavac, vacina desenvolvida pela Sinovac contra a Covid-19, para uso emergencial. Os dados sobre a vacina — enviados na semana passada pela fabricante chinesa — foram analisados pelo grupo consultivo-técnico da organização. A inclusão da Coronavac à lista deve aumentar a distribuição global da vacina, e permite que ela seja incluída no consórcio Covax Facility para fornecimento a países pobres.
Newsletter
Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br
As vacinas contra a Covid-19 garantem proteção porque previnem a doença, especialmente nas formas graves, reduzindo as chances de morte e internações.
Embora não impeçam o contágio e nem a transmissão do vírus, a vacinação é essencial, já que induz o sistema de defesa do corpo a produzir imunidade contra o coronavírus pela ação de anticorpos específicos, segundo a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm).