Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Após polêmica com youtuber, ouvidor defende regras claras para gravações de ações da PM de SP

    Cláudio Aparecido da Silva também apoiou o uso de câmeras corporais pelos policiais

    Da CNN

    Em entrevista à CNN, o ouvidor das polícias de São Paulo, Cláudio Aparecido da Silva, comentou sobre o afastamento de cinco agentes envolvidos em uma operação policial que permitiu a presença da equipe de filmagem do youtuber americano Gen Kimura.

    Segundo Aparecido, além do afastamento dos policiais militares, é crucial estabelecer normas específicas para definir os parâmetros legais que regem esse tipo de acompanhamento da mídia.

    Regras claras

    O ouvidor ressaltou a importância de a polícia ter regras explícitas sobre como deve ocorrer o acompanhamento da imprensa e outros veículos midiáticos em operações. Ele citou o exemplo de alguns veículos de comunicação que fornecem coletes balísticos para suas equipes, mantendo uma distância das viaturas policiais.

    “É fundamental que a polícia tenha regras claras, e essas regras servem para toda a imprensa”, afirmou Aparecido. Ele defendeu que a polícia seja aberta e apresente sua atividade para a sociedade, mas ressaltou que isso não pode ser feito de forma espetaculosa ou que prejudique a imagem das corporações policiais.

    O ouvidor também apoiou o uso de câmeras corporais pelos policiais, com gravação ininterrupta, como uma medida de transparência. No entanto, ele enfatizou que essa transparência deve ser equilibrada com regras claras e responsabilidade, evitando a espetacularização das operações policiais ou da política de segurança pública.

    Policiais afastados

    A Secretaria de Segurança Pública (SSP) de São Paulo informou que os cinco agentes envolvidos na gravação de um vídeo no qual o influenciador americano Gen Kimura acompanha uma perseguição policial e a rotina dos PMs foram afastados de suas funções. Saiba quem é o influenciador.

    A Polícia Militar instaurou uma sindicância para apurar o caso. Na terça-feira (25), a SSP já havia anunciado o afastamento do policial militar que autorizou a gravação.

    O vídeo, publicado no início deste mês, mostra Kimura não apenas dentro da viatura policial, mas também participando de treinamentos preparatórios dos agentes. Em determinado momento, os policiais mostram o pelotão por dentro, incluindo o depósito de armamentos utilizados nas ações.

    No decorrer do vídeo, o influenciador, acompanhado dos militares, participa de perseguições e abordagens em três favelas distintas de São Paulo.

    Durante uma das perseguições, o vídeo de Kimura registra o momento em que um dos policiais diz que que mortes de supostos bandidos são comemoradas com “charutos e cervejas”.

    A SSP afirmou que a frase mencionada não condiz com as práticas adotadas pelas forças de segurança do Estado.

    Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

    Tópicos