Após interrupção, governo retoma envio de caminhões-pipa à Paraíba
Programa, responsável por levar água potável a 159 municípios do estado e atender cerca de 270 mil pessoas, estava suspenso por falta de verba
O Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional anunciou que irá retomar a operação Carro-Pipa na Paraíba, que havia sido suspensa na última segunda-feira (25) por falta de verba. A informação foi confirmada à CNN nesta terça-feira (26).
O programa, responsável por levar água potável a 159 municípios do estado e atender cerca de 270 mil pessoas, estava interrompido após a falta de descentralização de verbas, conforme informado pelo Escritório Regional do Primeiro Grupamento de Engenharia do Exército, em João Pessoa.
O comunicado sobre a suspensão da operação foi emitido na sexta-feira (22) pelo Escritório Regional do Exército e enviado aos coordenadores da Defesa Civil da Paraíba.
No documento, o Exército informou que a operação Carro-Pipa estaria temporariamente suspensa devido à falta de repasse de recursos financeiros por parte do governo federal. O comunicado também detalhou que, a partir do dia 25 de novembro, a distribuição de água às comunidades dos municípios atendidos seria interrompida.
Inicialmente, a paralisação afetou os pipeiros autônomos, que atendem aproximadamente 140 mil pessoas, com a previsão de que o impacto se expandisse a partir do dia 2 de dezembro, caso a situação não fosse resolvida. A Famup (Federação das Associações de Municípios da Paraíba) e o presidente George Coelho haviam solicitado urgência na liberação de crédito suplementar para evitar maiores danos à população.
Em resposta à situação, o ministério anunciou nesta terça-feira (25) que foi liberado o valor de R$ 38.096.775 para o Exército Brasileiro, assegurando a retomada imediata da operação Carro-Pipa. Com o repasse, o fornecimento de água potável às comunidades afetadas pela seca será restabelecido, garantindo o atendimento de aproximadamente 1,5 milhão de nordestinos.
Criada em 2012, a operação atende, atualmente, 344 municípios no semiárido nordestino. Em 2023 e 2024, o programa distribuiu cerca de 12 milhões de litros de água, beneficiando diretamente famílias que sofrem com a escassez hídrica e os impactos da seca.