Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Após dois anos, Réveillon do Rio volta a ter shows e queima de fogos em oito bairros

    Copacabana e mais sete bairros receberão a festa; Riotur estima que a ocupação dos hotéis cariocas deverá atingir capacidade máxima

    Iuri Corsinida CNN , Rio de Janeiro

    O próximo Réveillon do Rio de Janeiro não apenas marcará o início de 2023, mas também o retorno dos shows ao vivo em palcos espalhados por praias da cidade. O principal deles será no já consagrado trecho de areia em frente ao hotel Copacabana Palace, que costuma receber milhões de pessoas para presenciar a queima de fogos e os shows na praia mais famosa da cidade.

    No ano passado, houve apenas o show pirotécnico e telões com música, mas sem palcos e com presença restrita de pessoas. Já no anterior, toda a festa foi cancelada por conta da pandemia de Covid-19. Agora, restando cinco meses para a data, a prefeitura já inicia os preparativos.

    Segundo estimativas da Riotur, empresa de turismo da prefeitura, a praia de Copacabana deverá receber mais de um milhão de pessoas. O órgão também prevê que a ocupação dos hotéis neste período atingirá os 100%.

    De acordo com Alfredo Lopes, presidente da Hotéis Rio, todos os 52 mil quartos da capital ficarão ocupados para a virada do ano. Do total de hóspedes, 18% serão do exterior.

    Conforme o edital publicado pelo município, a programação nos palcos deverá começar às 19h do dia 31 de dezembro, com término na madrugada do dia 1º de janeiro de 2023. Das 19h às 21h, a festa será comandada por DJs. A partir das 21h, começarão os shows com as bandas. As atrações principais tocarão após a virada do ano e a queima de fogos.

    De acordo com a Riotur, vão ser contratadas dez balsas por meio de licitação e a queima de fogos terá duração mínima obrigatória de 12 minutos.

    As empresas interessadas devem enviar suas propostas de projeto técnico até o dia 29 de agosto. Elas precisam ter a carta de intenção de patrocínio assinada pelas patrocinadoras com firmas reconhecidas. As selecionadas ficarão responsáveis pela criação e desenvolvimento do projeto, planejamento, execução e prestação de contas da estrutura exigida pelo evento.

    O Caderno de Encargos e Contrapartidas do Réveillon 2022/2023 divulgado pela prefeitura do Rio indica que o evento acontecerá em sete bairros da cidade, além de Copacabana. Haverá fogos e shows na Penha, no Piscinão de Ramos e nas praias do Flamengo, Sepetiba, Ilha do Governador, Pedra de Guaratiba e Paquetá. A programação ainda não foi definida e depende das propostas que serão apresentadas pelos interessados.

    Além disso, a Riotur estipulou que os organizadores deverão promover campanhas de conscientização sobre o combate ao assédio contra mulheres, com agentes especializados e treinados para atendimento do público feminino em possíveis situações de violência. Também está previsto projeto para promover a acessibilidade de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, com a instalação de rampas para cadeirantes e banheiros químicos acessíveis.

    Tópicos