Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Após desastre no RS, Defesa Civil de SP instalará sirenes de alerta para enchentes

    Depois de tragédia no Rio Grande do Sul, DC anuncia pacotes de inovações para mitigar efeitos de mudanças climáticas

    Rafael Saldanhada CNN

    A Defesa Civil do Estado de São Paulo vai implementar um sistema de sirenes em áreas de risco de inundações no estado. O investimento será de R$ 4 milhões.

    O anúncio foi feito durante uma cerimônia no Parque Villa Lobos nesta quarta-feira (5) com a presença do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e o coordenador da Defesa Civil, Coronel Henguel Ricardo Pereira.

    O Sistema de Sirenes de Alerta de Risco, Sisar, vai conectar o sistema de alerta com a telemetria dos rios. Assim, as sirenes serão instaladas em regiões de risco de enchentes e, quando o nível dos rios chegarem aos limites, as sirenes serão acionadas para evacuação.

    Segundo a a defesa civil, diversos rios já possuem telemetria para monitorar as cotas das inundações.

    O município de São Luiz do Paraitinga será o primeiro a receber o sistema por possui histórico de cheias, como a tragédia ocorrida em 2010.

    Junto ao anúncio do Sisar, a Defesa Civil lançou outras inovações para mitigar efeitos causados pelas mudanças climáticas – tendo em vista as tragédias no Rio Grande do Sul. Veja algumas delas:

    • Projeto de Lei para Criação do Fundo de Proteção e Defesa Civil, para desburocratizar a utilização dos recursos da DC;
    • Regulamentação da atuação dos voluntários com aporte financeiro;
    • Projeto Olímpiadas do Conhecimento, para levar o conhecimento de prevenção a desastres a estudantes e mudar a percepção de risco da sociedade;
    • Centro Paulista de Radares Meteorológicos, o primeiro centro de acompanhamento meteorológico do Brasil.

    Tópicos