Após cratera abrir em via, São Bento do Sul (SC) decreta emergência pelas chuvas
Deslizamento de encosta na última sexta-feira (12). Previsão é de tempo instável para os próximos dias
O município de São Bento do Sul, em Santa Catarina, decretou estado de emergência devido às fortes chuvas que atingem a região. O decreto Nº 2822 foi publicado no Diário Oficial da cidade nesta segunda-feira (15) e acontece após um deslizamento de terra que abriu uma cratera em uma via na última sexta-feira (12).
O deslizamento da encosta levou abaixo o trecho da rua Lídia Kiem, no bairro Rio Negro, durante a madrugada. A Defesa Civil do estado afirma que a Coordenadoria Regional de Joinville atuou junto da Secretária da Proteção e da empresa e que já realizava obras no local para corrigir a situação.
O decreto tem validade de 180 dias a partir da data de publicação e autoriza a convocação de voluntários e a realização de campanhas de arrecadação de recursos para reforçar as ações de resposta ao desastre.
A cidade de Rio do Sul, também decretou emergência pelas chuvas, na sexta-feira (12), de acordo com a Defesa Civil.
Previsão do tempo para Santa Catarina
Até a próxima quinta-feira (18), não há previsão de riscos relacionados à ocorrências meteorológicas em todo o estado catarinense, de acordo com a Defesa Civil. Nesta terça-feira (16), o risco é baixo para ocorrências relacionadas a alagamentos.
Nesta quarta-feira (17), alta pressão atmosférica estabiliza o tempo em Santa Catarina e deixa o tempo firme e seco em todas as regiões. As temperaturas mínimas variam entre 7 e 11°C nos pontos mais altos do estado e entre 11 e 15°C por SC. As máximas variam entre 11 e 20°C nas áreas centrais e entre 19 e 23°C nas demais regiões, com pontuais entre 26 e 29°C no Litoral Sul, segundo a previsão da defesa.