Após 30 dias, São Paulo não registra nenhum novo foco de incêndio
Estado contabiliza focos ativos de queimadas diárias desde o dia 18 de agosto
Após 30 dias, a cidade de São Paulo não registrou, pela primeira vez, um novo foco de incêndio ao longo desta última segunda-feira (16). Os dados são da Defesa Civil do estado e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Com queimadas diárias desde o dia 18 de agosto, São Paulo ainda contabiliza três focos ativos de incêndio, de acordo com as informações da Defesa Civil do estado divulgadas na manhã desta terça-feira (17).
Mesmo com a chuva que atinge algumas regiões de São Paulo, desde a noite de ontem (16), o número das ocorrências permanece o mesmo nas cidades de Bananal, Mococa e Itirapuã.
Nesses municípios, atuam três aeronaves de asa fixa e três de asa rotativa no combate ao fogo.
Frente fria
Em razão das queimadas que atingiram diversas regiões do estado nos últimos dias, o ar de São Paulo chegou a ser o mais poluído do mundo. No entanto, com a nova onda de frente fria, a qualidade do ar registrou uma melhora significativa nesta segunda-feira (16).
Ainda nesta segunda, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) informou que, as medições das últimas 24 horas, indicavam uma qualidade do ar “boa” em todas as suas estações de monitoramento.
A chuva, que atingiu São Paulo desde o final de semana, contribuiu para o combate ao fogo pelo estado, diminuindo de 11 focos – ativos no começo do dia de ontem -, para três ainda na tarde desta segunda.
De acordo com o Climatempo, o centro-leste e o litoral sul de São Paulo devem receber chuvas esta semana. A previsão é de que, na capital paulista, as temperaturas permaneçam baixas até esta quarta-feira (18).
Sem o avanço da chuva e da umidade intensa, o Mapa de Risco de Incêndio da Defesa Civil de São Paulo aponta alerta na região Norte do estado. Já para as regiões Oeste, Centro e toda a faixa Leste, o risco se mantém baixo nesta terça (17) e quarta-feira (18).
*Sob supervisão de Bruno Laforé