Após 167 dias de seca, Brasília finalmente registra chuva
Moradores registram chegada da chuva na Capital Federal
Após 167 dias sem chuvas no Distrito Federal, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) confirmou que houve precipitação nesta segunda-feira (7), marcando o fim de uma seca histórica na capital.
De acordo com o Inmet, a estação meteorológica da região administrativa do Gama, localizada a cerca de 40 km da Esplanada dos Ministérios, registrou 7 milímetros de chuva entre 13h e 14h.
Apesar da chuva, a temperatura na capital federal continuou alta, chegando a 32°C. A umidade relativa do ar, por sua vez, subiu consideravelmente, atingindo 67% no seu pico.
“Nos próximos dias, há previsão de chuvas em outras áreas do DF. A combinação de altas temperaturas e aumento da umidade favorece a ocorrência de mais precipitações. A tendência é de que o tempo comece a mudar em todas as regiões de Brasília”, explicou Heráclio Alves, meteorologista do Inmet.
Em 2024, o Distrito Federal quebrou o recorde de maior período de seca de sua história. Até então, o recorde havia sido estabelecido em 1963, com 163 dias consecutivos sem chuvas.
A última chuva registrada oficialmente na capital foi em 23 de abril deste ano. Apesar de moradores de algumas regiões administrativas terem relatado chuvas leves na semana passada, o Inmet só considera precipitações válidas quando são registradas em uma de suas cinco estações, localizadas em Águas Emendadas (Planaltina), Setor Sudoeste, Brasnorte, Gama e Paranoá.
Como não houve registro de chuva nessas áreas, o instituto ainda não havia considerado o fim da estiagem até esta segunda-feira.