Apesar de decisão do STF, polícias fizeram 26 operações no Salgueiro
Dados mostram que, desde a restrição judicial e até o último dia 28, as polícias do Rio promoveram 760 operações em favelas



Desde a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de, em junho de 2020, restringir operações policiais em favelas fluminenses, as polícias Militar e Civil do Rio promoveram 26 dessas ações no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo – média de 1,5 por mês.
Dados disponíveis na página do MP estadual mostram que, desde a restrição judicial e até o último dia 28, as polícias do Rio promoveram 760 operações em favelas – a média de 1,53 por dia. De acordo com a decisão do STF, as ações só deveriam ocorrer em casos excepcionais.
Em dezembro, reportagem da CNN mostrou que as operações continuavam a ocorrer normalmente. O PSB, autor da ação, recorreu ao STF alegando descumprimento de sua decisão. Em 30 de junho, o ministro Edson Fachin determinou que o Ministério Público Federal instaurasse, na Justiça Federal, “procedimento investigatório a fim de apurar possível descumprimento” da ordem de restrição de operações.
Do total de operações, menos de 2% ocorreram em favelas da zona Sul do Rio, a mais nobre da capital.