Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Apesar de chuvas intensas, Guaíba não deve atingir cota de transbordamento no RS

    Medição das águas do lago indicava 1,40 metro na tarde desta quinta-feira (26)

    Victor Locatelida CNN* , Em São Paulo

    Com as chuvas que atingem o estado do Rio Grande do Sul desde o último fim de semana, o Guaíba voltou a subir, mas não deve atingir a cota de transbordamento, que é de 3 metros no Cais Mauá. As informações são da MetSul.

    A medição das águas do Guaíba indicava 1,40 metro na tarde desta quinta-feira (26). Este nível chegou a ficar abaixo de 1 metro antes da chuva, sendo a cota média histórica desta época do ano. Em maio, o pico da cheia foi de 5,12 metros no Cais Central.

    Para que houvesse a possibilidade de uma enchente, a chuva teria que ter caído junto às bacias dos rios contribuintes do Centro para o Norte do estado.

    Na região intermediária da bacia do Jacuí, choveu de 50 mm a 100 mm. Nas nascentes dos rios Caí e Taquari, que as águas desaguam no Guaíba, a chuva marcou, até o momento, apenas 5 mm a 30 mm.

    Nas bacias dos Sinos e Gravataí, que são rios de menor contribuição, os volumes de chuva foram mais altos.

    Segundo o MetSul, há chances para o Guaíba subir um pouco mais com a chegada da vazão, mas sem possibilidades de atingir cotas críticas de transbordamento na parte fora das ilhas com a chuva que caiu até então.

    A Defesa Civil estadual já emitiu 57 alertas sobre a situação das chuvas no estado.

    Tópicos